Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Programa Amigos do Coração é realizado na comunidade Novo Nilo

Projeto é desenvolvido pela equipe do PSF Novo Nilo I, na zona rural do município

23/09/2017 19:09

Agir na prevenção da saúde tem sido um dos grandes focos das equipes de Saúde da Família, no município de União. Com este objetivo a equipe do PSF Novo Nilo I realizou na quinta-feira (14), o projeto ‘Amigos do Coração’, que é uma iniciativa do PSF, através da enfermeira Margarete Rodrigues, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal.

Margarete Rodrigues, idealizadora do projeto informou que viu a necessidade de tirar a ociosidade dos idosos, diabéticos, hipertensos e cardíacos que residem na localidade. “Após o fechamento da Gecosa, vimos à necessidade de ocupar essas pessoas. O primeiro passo tem sido colocar a saúde deles em dia e hoje estamos aqui realizando aferição de pressão, glicemia e realizando exames de rotina. Em breve, com o PSF funcionando pela manhã e a tarde estaremos desenvolvendo outras atividades”, explicou.

Além dos trabalhos feitos pela Saúde, a Secretaria de Agricultura estará realizando um trabalho junto aos agricultores e agricultoras de Novo Nilo. “Sabemos que qualquer prevenção passa por uma boa alimentação. Estamos vindo à comunidade pra fazer um diagnostico do que pode ser produzido e sentar com os agricultores pra oferecer essa assistência. O corpo técnico da Secretaria de Agricultura estará auxiliando na criação e na realização de uma horta comunitária”, destacou Davi Miranda, assessor da Secretaria.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, falou sobre a importância do projeto. “Este é um projeto que tem uma amplitude muito grande e eu acho que temos que trabalhar muito na prevenção para que diminua o número de pacientes com problemas cardíacos. A equipe do Novo Nilo I está de parabéns e nós da Secretaria de Saúde e a Prefeitura estaremos sempre apoiando toda e qualquer iniciativa como esta”, destacou.

Atualmente o PSF Novo Nilo I atende cerca de 1.800 pessoas, sendo 580 famílias. O evento contou ainda com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito, Lauro Nery; do secretário de Gabinete, Sérgio Mota e dos vereadores: Frankylandy e Eliane Costa.

Fonte: Ascom
Mais sobre: