Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Programa Avançar Cidades é apresentado à população unionense

Audiência pública sobre o projeto do Governo Federal foi realizada nesta terça (11)

12/12/2018 22:15

Na manhã desta terça-feira (11) realizou-se uma audiência pública no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União (STTR). O evento reuniu dezenas de pessoas das comunidades e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; do superintendente da Caixa Econômica, Sr. Elizomar Guimarães; dos vereadores: Feitosa, Eduardo Bacelar, Eliane Costa, Júnior Mota, Manoel Cecílio e Alderico.

O evento contou ainda com a presença da arquiteta Lavínia Brandão, que apresentou o Plano de Mobilidade Verde de União, projeto que será financiado através das verbas do Programa Avançar Cidades, via Ministério das Cidades em União.

A audiência teve ainda o propósito de apresentar para a população como serão aplicados os recursos do Programa. União dispõe de até R$ 15 milhões junto a CAIXA para financiar obras de mobilidade urbana no município. O Plano Verde prevê reformas e adequações nas principais praças de União (Praça Gervásio Costa, Praça Getúlio Vargas, Praça Barão de Gurguéia (da Igreja) e também no Parque Beira Rio), com a inclusão de pontos de acessibilidade, estacionamentos e áreas verdes.

Após a apresentação do projeto, os vereadores se pronunciaram e se comprometeram em analisar a viabilidade do projeto que deve ser votado na Câmara Municipal. Os populares que marcaram presença aproveitaram a oportunidade para tirarem dúvidas e fazerem questionamentos sobre o projeto.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, citou a importância do programa. “É um beneficio para a população unionense que contará com mais estrutura, muitas ruas serão calçadas, asfaltadas e as praças serão reformadas, dando uma nova vida para o centro urbano de nossa cidade. Sem falar na acessibilidade que praticamente não existe nas vias centrais do município”, frisou.

O superintendente da CAIXA, Sr. Elizomar Guimarães, explicou sobre o financiamento. “Mais de 70 cidades piauienses foram contempladas e em muitas delas o projeto já teve aprovação. É um financiamento com baixas taxas... A CAIXA vai acompanhar de perto e fiscalizar toda a execução do projeto! As obras serão realizadas em etapas, onde os nossos engenheiros estarão fazendo estudos, avaliando e acompanhando a execução de todas essas etapas”, destacou.

SOBRE O AVANÇAR CIDADES

É um projeto do Governo Federal, via Ministério das Cidades, que possibilitará a realização de obras de mobilidade urbana em milhares de municípios brasileiros, sendo que no Piauí são mais de 70 municípios, entre eles União. O programa tem o objetivo de impulsionar projetos de infraestrutura de sistemas de transporte coletivo e de transporte não motorizado, além da elaboração de projetos executivos e planos de mobilidade urbana.

O município de União foi contemplado para participar dos municípios do Grupo 1. Com a vinda do projeto vários bairros do município serão contemplados, entre eles: Loteamento Pierotte, Vila Conquista, Conjunto IAPEP, vias do Centro, Bairro São Francisco, Bairro Nossa Senhora das Graças, Bairro São João, Bairro São Pedro, Conjunto Esperança, Bairro Beira Rio e Bairro São Judas.

Fonte: ascom
Mais sobre: