Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas chega a União

Projeto será implantado nas escolas da rede estadual de ensino do município

27/09/2017 17:59

Está sendo implantado nas escolas da rede pública estadual de ensino de União o projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas: Desconstruindo a Violência e Construindo Diálogos”. A implantação do projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), com a participação da 1ª Promotoria de Justiça de União e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; da titular da Delegacia da Mulher, Vilma Alves; da promotora de Justiça, Janaína Ribeiro; do autor do projeto, Dr. Francisco de Jesus; do ex-prefeito de União e superintendente institucional da SEDUC, José Barros; da secretária municipal de Educação, Edinalva Freitas; dos vereadores, Frankilandy e Mascarenhas, além de outros representantes de entidades e a comunidade.

Durante o evento, a titular da Delegacia da Mulher, delegada Vilma Alves, falou da satisfação em desenvolver o projeto em União. “É um prazer estar mais uma vez aqui com este projeto, já temos experiências exitosas com as escolas públicas em Teresina e por isso a secretária Rejane Dias abraçou a causa. Estamos felizes, pois todos os membros da equipe que está percorrendo o interior do Estado estão empenhados em fazer com que essa nova geração possa respeitar a mulher em todos os seus direitos”, destacou.

O autor do projeto e promotor de Justiça, Dr. Francisco de Jesus, explicou as motivações para a criação do mesmo. “Entendemos que a aplicação da lei que trabalha o enfrentamento a violência contra a mulher depende basicamente de uma educação. Vamos demonstrar que não adianta prender e soltar os agressores, é necessário transformar as novas gerações. Pra isso faremos uma apresentação a toda à sociedade e em seguida teremos contato com a equipe pedagógica e professores, pois são eles que vão levar essas informações às escolas”, disse.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, garantiu total apoio por parte da prefeitura para que o projeto seja desenvolvido com sucesso nas escolas. “Quero dizer que nós estamos dispostos a contribuir com toda a estrutura para que este programa seja realizado. Tenho certeza que este projeto vai ajudar muito, pois não se pode dar espaço para violência e concordo que o diálogo é o melhor caminho. É um projeto bem elaborado e que só vem a somar com a educação dos jovens unionenses”, destacou.

Fonte: Ascom
Mais sobre: