Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saúde destaca experiências exitosas em congresso estadual

NASF e PSF de Novo Nilo apresentaram 10 projetos de sucesso em União

28/09/2018 10:20

União se destacou mais uma vez com trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e também da equipe do PSF de Novo Nilo I. As equipes estiveram participando do VIII Congresso de Saúde e a V Mostra de Experiências Exitosas, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí - COSEMS, no Sesc Praia em Luís Correia. As equipes contam com total apoio da Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Com o tema “Governança e Regionalização no SUS” foram discutidos temas de importante relevância para a saúde pública do Piauí com a confirmação da participação de mais de 300 pessoas entre secretários de saúde e técnicos.

O NASF de União apresentou os seguintes trabalhos: Oficina de Introdução Alimentar, Meu Peso Saudável, Prende e Solta: atuação da fisioterapia na incontinência urinária, Orientação familiar e comunitária na atenção primária à Saúde da criança, Implantação de testes rápidos de HIV e Sífilis na atenção básica do município de União e Projeto Vida: Gestação Melhor.

A equipe do PSF de Novo Nilo I apresentou os seguintes projetos: Amigos do Coração: Prevenção e cuidados cardiovasculares na população da comunidade Novo Nilo, Planejamento Familiar: Ser pai e mãe com responsabilidade (projeto que ganhou menção honrosa entre os 5 melhores projetos do Piauí), Viver bem sem tabagismo: experiência em uma Unidade Básica de Saúde do interior de União-PI e Gestar Feliz e com sabedoria.

Para a coordenadora do NASF de União, Graziela Sampaio, o evento foi também uma oportunidade para troca de experiências. “Os trabalhos de União estão se destacando mais uma vez o que é motivo de orgulho para nós. Levar para todo o Piauí as nossas experiências e adquirir aqui mais conhecimento para levar para o nosso cotidiano em União também é de grande importância”, frisou.

Para a enfermeira Margarete Rodrigues, do PSF Novo Nilo I, os projetos em destaque contribuem para que a população tenha uma vida mais saudável. “São projetos que estamos trabalhando em União e que certamente estão auxiliando as pessoas atendidas na busca por mais qualidade de vida. É motivo de grande orgulho e satisfação poder levar o nome do nosso município para fora do Estado e para todos o país”, destaca.

A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, também comentou o desempenho dos trabalhos de União. “Toda equipe do NASF e da Saúde está de parabéns. São profissionais comprometidos que estão realmente fazendo a diferença. A prova disso é o belo desempenho das nossas experiências neste congresso. O nosso trabalho está sendo referencia para todo o Piauí e isso nos orgulha bastante”, pontua.

Mais sobre: