• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Uruçuí

05 de setembro de 2013

PPS será reativado e Ribamar Mateus deve assumir direção do partido

Assim como a maioria dos políticos, Celso criticou a falta de infra - estrutura na cidade

Retomando o projeto denominado de âPé na Estradaâ, o Partido Popular Socialista (PPS), através de seu presidente estadual, Sr. Celso Henrique, esteve visitando o município de Uruçuí essa semana. Acompanhado da advogada do partido, Drª. Alaine e do ex â vereador, Ribamar Mateus, Celso Henrique aproveitou para conhecer a redação do Portal de Uruçuí.

Celso contou que o principal objetivo do projeto âPé na Estradaâ é buscar uma aproximação maior com os diretórios municipais, além de fazer novas filiações, criação e constituição de novos diretórios. Celso declarou que o partido irá nomear o ex â vereador, Ribamar Mateus como presidente do partido em Uruçuí, para que um bom trabalho seja desenvolvido no município, tendo em vista que o PPS já tem uma história consolidada aqui.

Henrique citou vários nomes de lideranças políticas que já passaram pelo partido e que foram vereadores no município e que o partido será totalmente reestruturado. O presidente estadual disse que o projeto vem sendo desenvolvido desde 2011 e que a passos largos o PPS vem conseguindo êxito nessa caminhada com uma boa aceitação. Celso declarou ainda que vários companheiros que já foram do partido estão voltando, dando um reconhecimento de que o PPS é um partido descente. No campo nacional nós somos oposição ao governo federal e estamos mostrando que sabemos fazer um trabalho responsável.

Celso citou como exemplo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e fez críticas dizendo que as obras nem do 1 e nem do 2 foram concretizadas e a presidenta já fala no PAC 3. Sem falar em inúmeros outros problemas que se fosse citar não teríamos tempo, falou Celso. A prova disso foram os protestos em todo o Brasil, inclusive, sem a participação de partidos políticos, ou seja, a sociedade foi às ruas, pois não suportou mais os desmandos e foi às ruas, alfinetou Celso.

Sobre Uruçuí, Celso falou que é a primeira vez que visita e que sempre teve vontade de vir ao município, pois os boatos sobre a capital dos cerrados em Teresina são fortes. Assim como a maioria dos políticos que visitam a cidade, Celso criticou a falta de infra - estrutura na cidade, mas ficou feliz em conhecer mais um município do Piauí e ter a receptividade calorosa que recebeu. Celso disse também que o PPS atualmente pertence ao G-12, que é um grupo de 12 pequenos partidos. Segundo ele, uma estratégia para aumentar a participação dos partidos pequenos na Assembleia Legislativa.

Atualmente dos 30 partidos políticos registrados no Piauí, o PPS é a 8ª maior força, nós só ficamos atrás daqueles chamados partidos grandes, isso baseado nas eleições de 2012, disse Celso. Hoje, nós 6 prefeitos, 6 vice-prefeitos e 66 vereadores, quer dizer uma contradição para quem dizia que o PPS estava em ruínas, nós estamos crescendo a cada dia, elogiou. Em relação Uruçuí, Celso disse que o partido tem um grande número de filiados e que essas pessoas tem um grande apego ao partido e que todos serão procurados para que o PPS possa ser reerguido no município.

Ribamar Mateus

Ribamar Mateus, falou que estava sem partido, pois deu baixa em sua filiação no PSD por não concordar com o posicionamento do partido na cidade, e que fará oposição no município como sempre fez ao longo de sua carreira, com responsabilidade, coerência e respeitando seus adversários.

Enquanto houver portas abertas para um diálogo nós conversaremos, agora quando precisar tomarmos medidas mais duras também tomaremos, disse Ribamar. Eu estou voltando ao PPS, partido que eu amo e quero dizer ao povo que eu estava sem uma legenda, por isso não me pronunciei mais em público, mas quero dizer que estou voltando e irei procurar contribuir com o desenvolvimento do nosso município, declarou Ribamar.

29 de agosto de 2013

Encontro Regional de Enfermagem acontece em Uruçuí

O encontro terá cursos e palestras

Qualificar, capacitar e informar os profissionais de enfermagem do Estado está entre as finalidades do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), que por meio do Encontro Regional de Enfermagem e do Coren Móvel realizará cursos, minicurso, conferências e entrega da identidade profissional nesta sexta-feira, dia 30, no munícipio de Uruçuí, sul do Piauí.

Os profissionais que atuam na região sul do Estado terão a oportunidade de participar de palestras e cursos ministrados por Thais Melo e Roseane Luz Moura que abordará Segurança do trabalhador de Enfermagem: Observando o Código de Ãtica evitando processos e Administração de Medicamentos, Aspectos Ãticos e Legais.  Além disso, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem inscritos no COREN-PI poderão receber a carteira de identificação profissional.

A coordenadora do setor de fiscalização, Amparo Vieira, explica que o ENCREPI e Coren Móvel buscam estreitar laços entre os profissionais e o conselho, bem como proporcionar a estes, uma oportunidade de atualizar-se em temas importantes do seu cotidiano. âDevido à intensa rotina do profissional de enfermagem, muitos têm dificuldades para se dirigir à nossa sede para participar de cursos, palestras e até mesmo para receber ou regularizar os documentosâ, destaca a coordenadora de Fiscalização do COREN-PI.

Para fazer a entrega de documentos aos profissionais de enfermagem inscritos no Conselho, a Unidade Móvel percorrerá os municípios de Uruçuí, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Colônia do Gurgueia, Redenção do Gurgueia e Bom Jesus até o dia 13 de setembro.  Além de receber a carteira do COREN, os profissionais poderão esclarecer as dúvidas sobre o exercício legal da profissão de enfermagem. âPretendemos entregar as carteiras de todos os profissionais que atuam na região, pois o documento é necessário para apresentação durante as fiscalizações e sem a carteira, o profissional pode ser notificadoâ, ressalta Amparo Vieira. 


30 de julho de 2013

Mãe denuncia e polícia prende acusado de estuprar menor de 5 anos em Uruçuí

Caso foi solucionado em menos de uma semana após denúncia

Em Uruçuí-PI, mais um caso de abuso sexual foi solucionado. Em menos de uma semana, duas pessoas foram presas pelo crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal) contra vítima diferentes. 

No último domingo, dia 29 de julho, por volta das 15 h,  o Delegado de Polícia Civil de Uruçuí, Jarbas Lima, recebeu uma denúncia de que uma menina de 5 anos de idade havia sido violentada sexualmente pelo próprio padrasto de nome R. N. S. S. de aproximadamente 34 anos. A denunciante foi a própria mãe da vítima que morava há pouco mais de um ano com o acusado.  A genitora da menor afirma que inclusive havia esperma no domingo pela manhã nas vestes da menor. 

A criança foi submetida a exame de corpo de delito que constatou o estupro. A conjunção carnal foi atestada por dois médicos, sendo um especialista ginecológico. 

Diante do resultado do exame, o Delegado de Polícia Civil e sua equipe saiu à procura do acusado, encontrando-o na residência de seus pais. O acusado foi preso em flagrante delito e conduzido para a Delegacia de Uruçuí-PI, onde os procedimentos legais foram tomados. Ele nega que tenha cometido o estupro contra a enteada de cinco anos. 

Além do exame, o abuso sofrido pela menor foi atestado por prova testemunhal do irmão da vítima de apenas 11 anos de idade, que presenciou o acusado deitando na cama de sua irmã e prometendo-lhe dinheiro e doces. O acusado se encontra recolhido no xadrez da Delegacia de Uruçuí-PI.  Todo o procedimento foi acompanhado pelo Conselho Tutelar da cidade de Uruçuí, que encaminhará a vítima para apoio psicológico diante do trauma sofrido. 

O acusado poderá ser apenado com uma pena que varia de 8 a 15 anos, segundo o Código Penal Brasileiro. 

17 de junho de 2013

Professora por Uruçuí apresenta artigo em Congresso Internacional em Lisboa

O trabalho é intitulado “As representações da morte e do carpira"

A professora do Instituto Federal do Piauí - campus Uruçuí, Marluce Lima de Morais apresentará artigo no Congresso Internacional arte, patrimônio e museus, que acontece entre os dias 20 e 22 de junho na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal. O trabalho é intitulado âAs representações da morte e do carpira [Alto Longá-Piauí-Brasil 1981-2011]â.

O Congresso Internacional tem como objetivo Ã© ampliar as discussões, acolher pesquisadores das ciências da arte, do patrimônio e dos museus, que trabalham com a produção histórico-cultural dos lugares, saberes, fazeres, entre outros.

As atividades proporcionarão contatos entre docentes, alunos de graduação e pós-graduação, instituições de cultura, ensino, pesquisa e comunidade em geral.

Marluce é Mestre em História do Brasil pela UFPI e além de participar, ela faz do Comitê Executivo do evento. O artigo é fruto da pesquisa de mestrado da professora e desenvolvido no programa de pós-graduação em História do Brasil. 

O evento tem como realizadores o CIEBA, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Museologia e Museografia, Mestrado em Património Público, Arte e Museologia, Mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea e Doutorado em Belas-Artes, especialização em Museologia, Conservação e Restauro; do Grupo de Pesquisa/CNPq Memória, Ensino e Património Cultural e da Capes por meio do Plano Nacional de Pós-Doutorado, PNPD/Capes/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí. 

28 de maio de 2013

Prefeita de Uruçuí sanciona lei do Dia do Evangélico

Renata Coelho recebeu vereadores e firmou parceria em nova lei

A Prefeita Renata Coelho de Uruçuí sancionou no inicio da tarde de hoje (24) a lei que instituiu o Dia do Evangélico em Uruçuí, projeto de lei do vereador Jackson Coelho (PHS) aprovado no dia 22 de abril de 2013. O ato oficial da assinatura aconteceu no gabinete da Prefeita e o vereador autor do Projeto também estava no momento. 

O Dia do Evangélico em Uruçuí será sempre toda a ultima sexta-feira do mês de maio e este ano a lei já estará em vigor, ou seja, será comemorado a data e será também feriado municipal em toda a cidade, órgãos públicos e privados, diz o Artigo 2º da Lei. 

Acontecerá também no dia 31 de maio, próxima sexta-feira, a 1ª Marcha para Jesus de Uruçuí e o dia passa a constar no Calendário Oficial do Município, já que será comemoração da Palavra de Jesus Cristo (Art. 5º).

A organização das comemorações para o Dia do Evangélico ficará por conta dos evangélicos Cristãos de Uruçuí e terá apoio da Prefeitura Municipal. Alem do vereador Jackson Coelho, o parlamentar Agacy Lopes também deu total apoio ao projeto de lei e ao de execução do evento. Agacy Lopes esteve na manhã de hoje com Jackson no gabinete da prefeita, porem teve que sair no momento da assinatura da lei por outros motivos urgentes.

Segundo o vereador Jackson Coelho, a lei é de grande importância para os uruçuienses e muitas bênçãos caírão sobre a população e também sobre as autoridades locais que aprovaram a lei. Já o vereador Agacy Lopes, que também tinha a idéia do projeto e deu total apoio, falou que todos ganham com o projeto, pois os evangélicos é quem farão todo o projeto social que beneficiará a cidade como um todo. Agacy disse ainda que este ano o evento será muito abençoado, no entanto para os próximos anos será melhor ainda, completou. Os dois vereadores agradeceram a prefeita pelo respeito que sempre tem dado apoiando aos crentes da cidade.

15 de março de 2013

Veja fotos do momento da chegada de Amanda Cardoso a delegacia de Uruçuí

Veja fotos do momento da chegada de Amanda Cardoso a delegacia de Uruçuí

Amanda declarou ainda que não foi agredida em nenhum momento pelos seqüestradores.

A jovem universitária, Amanda Cardoso chegou em Uruçuí no início da tarde de hoje (15). Amanda foi direto para a delegacia de Uruçuí, onde prestou depoimento e contou tudo que viveu durante os quatro dias que ficou desaparecida.

A nossa reportagem registrou o momento da chegada de Amanda a delegacia acompanhada da mãe, tio e primos. A estudante foi encontrada na cidade de Balsas (MA), ontem à noite e contou ao delegado que foi seqüestrada por dois homens que estavam em um carro branco.

Entenda o caso

O Portal de Uruçuí conversou com o advogado, Igor Gerard de França, que atua em Balsas, contou um pouco sobre o depoimento de Amanda. De acordo com o advogado, Amanda contou em seu depoimento que foi seqüestrada na segunda - feira (11), por dois homens, que a levaram em um carro branco e a abandonaram em um local desconhecido, provavelmente próximo da cidade de Estreito.

Sem saber o que fazer, Amanda contou que pegou uma carona com um caminhoneiro que passava e a levou até o hospital Balsas Urgente, onde acionaram a polícia que a conduziu até a delegacia regional daquele município.

Amanda declarou ainda que não foi agredida em nenhum momento pelos seqüestradores. Ela não soube informar o porque ou quem poderia ter feito isso com ela. Após o depoimento, Amanda Cardoso se deslocou ao município de Uruçuí, acompanhada dos policiais e chegarão a Uruçuí a qualquer momento.

Amanda é encontrada em Balsas e presta depoimento bombástico

Estudante estava desaparecida desde segunda-feira

Após quatro dias de muita apreensão, a jovem Amanda Cardoso finalmente é encontrada. O caso da universitária desaparecida desde a última segunda - feira (11) ganhou repercussão em todos os meios de comunicação do Piauí e Maranhão.

E na noite de ontem (14), a família pôde respirar mais aliviada depois da notícia de que a jovem havia sido encontrada. Os familiares de Amanda viajaram para Balas, ainda na madrugada de hoje (15), para serem ouvidos e fazerem o reconhecimento da jovem.

O Portal de Uruçuí conversou com o advogado, Igor Gerard de França, que atua em Balsas, contou um pouco sobre o depoimento de Amanda. De acordo com o advogado, Amanda contou em seu depoimento que foi seqüestrada na segunda - feira (11), por dois homens, que a levaram em um carro branco e a abandonaram em um local desconhecido, provavelmente próximo da cidade de Estreito.

Sem saber o que fazer, Amanda contou que pegou uma carona com um caminhoneiro que passava e a levou até o hospital Balsas Urgente, onde acionaram a polícia que a conduziu até a delegacia regional daquele município.

Amanda declarou ainda que não foi agredida em nenhum momento pelos seqüestradores. Ela não soube informar o porque ou quem poderia ter feito isso com ela. Após o depoimento, Amanda Cardoso se deslocou ao município de Uruçuí, acompanhada dos policiais e chegarão a Uruçuí a qualquer momento.

17 de janeiro de 2013

Sinsermu realiza assembléia com servidores da educação

A situação dos servidores da educação não é das mais confortáveis

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uruçuí (SINSERMU) realizou na noite de ontem (16), no plenário da Câmara de Vereadores mais uma assembléia. Em pauta; o atraso do salário de dezembro do ano passado. Com auditório lotado, a presidente do sindicato, Socorro Oliveira fez uma rápida retrospectiva do que o SINSERMU tem feito em prol da categoria.

Socorro iniciou seu discurso dizendo que esteve no início do mês com a atual secretária de educação Irenice Saraiva, mostrando a situação dos servidores da educação, e que a mesma havia lhe pedido um tempo para analisar o caso. Após essa análise, Irenice disse ter observado a folha e caracterizou como absurdo os descontos feitos pela ex - administração.

Segundo a presidente do sindicato existem professores que tiveram descontos que chegam a R$ 1.400,00. Ainda de acordo com ela, os descontos teriam sido feitos por causa da greve realizada no final do ano passado, o que enfureceu a classe, já que todos afirmam que a greve foi legal.

A situação dos servidores da educação não é das mais confortáveis, pois os valores disponíveis na conta do FUNDEB somam cerca de trezentos e quarenta e cinco mil reais (345.000,00), para uma folha de mais de setecentos mil (700.000,00). Segundo Socorro, o ex - prefeito para adequar esse valor de 345.000,00 à folha, fez indevidamente o desconto no salário de cada um dos servidores.

Socorro disse ter feito uma análise de toda a folha e acusou o ex - prefeito de fazer os descontos apenas no salário dos professores que não eram seus aliados . A presidente informou ainda aos profissionais que se os professores não aceitarem receber o salário, o dinheiro voltará, pois é de uso único e exclusivo do FUNDEB.

Foi então que Socorro deu início a uma votação, pedindo que levantasse o braço quem era a favor de receber os salários com descontos e a maioria optou por receber mesmo com desconto e, posteriormente, buscar um meio de negociar o restante com a atual administração. A presidente informou também que já esteve com o promotor de justiça, que enviou oficio a atual secretária de educação Irenice e pediu um prazo de 48 horas para se manifestar sobre o caso.

O que diz a ex - secretária de educação

Maria dos Anjos informou a nossa reportagem que os professores lhe pediram para fazer o empenho de uma nova folha sem desconto nos salários, porém a mesma disse que não pode empenhar uma nova folha com valores acima do que foi deixado em caixa. Além disso, Maria informou ainda que enviou ofício ao secretário de administração do município para fazer essa mudança, mas foi informada de que não tem essa autorização.