Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Francisco Costa pede cautela nas estradas durante o feriado

Francisco Costa pede cautela nas estradas durante o feriado

17/04/2019 14:15

 

Usando o tempo destinados aos pequenos avisos da sessão ordinária desta quarta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Dr. Francisco Costa (PT) pediu cautela aos piauienses e apresentou dados sobre acidentes de trânsito durante os feriados.

Segundo o parlamentar, no Brasil 60% dos leitos ocupados nos hospitais do Sistema Único de Saúde sãos ocupados por vítimas de acidentes de trânsito e nos centros cirúrgicos, 50% das salas também são ocupados por vítimas de acidentes rodoviários. Segundo análise do Observatório de Segurança Rodoviário os custos anuais giram em torno de R$ 52 milhões com pessoas vítimas de acidentes.

“Trazendo dados do Piauí, na Semana Santa de 2018, foram registrados 18 acidentes com 2 vítimas fatais. Outro dado que chama atenção é que em 2010 14.200 foram internadas pelo que nós chamamos de causas externas, entre elas principalmente os acidentes de transito. Já em 2017 nós 23.336 pessoas internadas por isso. Então os números só aumentam e nós pedimos cautela aos motoristas principalmente durante o feriado”, disse o deputado Dr. Francisco Costa.


Teresa Britto (PV) -  também usou a palavra para alertar sobre a situação dos hospitais do Estado em virtude da greve dos profissionais de enfermagem que já completa 17 dias. Segundo a parlamentar, cirurgias foram suspensas e a população está sofrendo nos leitos.

Henrique Pires (MDB) – o deputado lembrou do acidente que vitimou o jornalista Ricardo Boechat e relacionou com a fala do Papa Francisco para estudantes do instituto público Ennio Quirino Visconti, escola secundária clássica de Roma, que pediu aos jovens que se "libertem da dependência" do telefone celular, que é "como uma droga. O deputado lembrou que no acidente do jornalista uma mulher tentou salvar sozinha o caminhoneiro enquanto muitas pessoas ficaram filmando. “Temos que ficar alerta com esse vício dos nossos filhos e até o nosso com relação ao celular e as redes sociais”, disse o deputado.

Franzé Silva (PT) – repercutindo os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o deputado disse que o Governo está cumprindo suas metas e transformando o Piauí em um Estado desenvolvido. O IPEA divulgou que o crescimento do desenvolvimento humano no Piauí avançou de 0,690 para 0,697 entre 2016 e 2017, ficando a frente do Maranhão e Alagoas. “A meta do governador para 2022 é colocar o Piauí como um Estado desenvolvido, atraindo empresas e investimentos para o nosso Estado gerando emprego e renda, melhorando a saúde e a educação”, disse.

Laryssa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles 

 

 

 

 



Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: