Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rejane Dias lança projeto “Pré-Enem” no plenário da Assembleia

Rejane Dias lança projeto “Pré-Enem” no plenário da Assembleia

24/10/2017 14:15

 

 

Atendendo requerimento do deputado João de Deus(PT), Assembleia Legislativa realizou na manhã desta terça-feira(24) sessão solene especial para o lançamento do projeto “Pré-Enem”, feito pela secretária de Educação do Estado, deputada federal Rejane Dias(PT). A sessão foi bastante prestigiada por estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino, que lotaram as galerias da Casa.

 

Além da secretária Rejane Dias, fizeram parte da mesa o secretário de Justiça, Daniel Oliveira; o coordenador geral do projeto, professor Wellington Soares; representantes da Uespi; diretores regionais da educação; e a estudante Gislene Alves, representando os alunos.

 

Primeiro a usar da palavra, o deputado João de Deus falou de sua paixão pelo tema e dos avanços da Educação no Estado do Piauí, desde o primeiro governo Wellington Dias(PT). “O projeto Pré-Enem, que começou como “Cursinho Populares” em 2003, é o maior legado que o governador Wellington Dias vai deixar para a juventude piauiense”.

 

João de Deus disse ainda que ficou encantado ao ver mais de cinco mil jovens freqüentarem os cursinhos, numa manhã de domingo, em busca de realizarem o sonho de terem acesso à uma universidade. Ele disse ainda que a meta do atual governo é levar o ensino superior para todos os municípios. “Atualmente já levamos o ensino universitário para 140 municípios mas o objetivo é chegarmos a todos. Vamos ser o primeiro estado a levar o ensino superior para todos os 224 municípios”, disse o deputado petista.

 

Representando os estudantes falou em seguida a aluno do ensino médio, Gislene Alves, que agradeceu a iniciativa do governo em dar acesso aos mais carentes ao ensino superior. “Agora nós estudantes nos sentimos mais estimulados a realizar o sonho de chegar a um curso superior, seja acompanhando aulas de forma presencial ou através da televisão, uma oportunidade que nossos pais não tiveram”, disse Gislene.

 

Coordenador geral do “Pré-Enem”, o professor Wellington Soares lembrou quando apresentou o projeto inicial – que se chamava “Cursinhos Populares” - ao então secretário Educação, Antônio José, em 2003. “Foi uma forma simples de dar acesso aos estudantes mais carentes à universidade. “Antes o estudante tinha vergonha de dizer que estudava em escola pública, dada a falta de credibilidade que elas tinham. Hoje podemos ver os alunos fardados e com orgulho de vestir a camisa – literalmente, de um projeto como este”, disse Wellington.

 

Para provar a evolução da educação do Estado, ele citou o êxito da estudante picoense Renata Patrícia, que passou em primeiro lugar para Medicina da Uespi, em 2009, oriunda da escola publica que se preparou nos nossos cursinhos. E arrematou: “Isso prova que nossos alunos só precisam de uma chance. Mais de 8 mil deles já obtiveram êxito de entrar na faculdade, desde então”.

 

O superintendente de ensino superior da secretaria de educação, professor Hélio Veras, também se pronunciou e elogiou a iniciativa do deputado João de Deus de levar o debate da educação para a Assembleia e a dedicação da secretária Rejane Dias para a execução de projetos deste porto em prol da educação. “É um prazer enorme fazer parte desta equipe, está no nosso DNA. É bom ver os jovens, seus familiares e amigos verem os sonhos realizados de terem acesso ao ensino superior”, disse o professor.

 

Por último a deputada Rejane Dias agradeceu ao deputado João de Deus pela iniciativa de realizar a sessão e apelou aos demais deputados que aprovem o projeto “Pré-Enem”. Falou do êxito do projeto desde quando ele se chamava “Cursinho Populares”, implantado em 2003 ainda na gestão do professor Antônio José Medeiros. Falou que ao assumir levou uma equipe para Fortaleza para ver de perto um projeto semelhante que vem sendo aplicado pelo governo daquele Estado. E disse que a meta do Governo Wellington Dias é levar o ensino superior aos 224 municípios do Estado.

 

Rejane Dias disse que o projeto “Pré-Enem” em sua nova fase permite a participação de cerca de 45 mil jovens, em cada edição, seja de forma presencial ou através da TV, com o “Canal Educação”. Agora com a parceria com emissoras de TVs de canal aberto, o número de participações ampliou bastante, chegando quase à unanimidade. “Graças a isso, mais de 8 mil jovens piauienses chegaram à universidade”, concluiu Rejane.

 


 

Edmundo Moreira – Edição: Katya D’Angelles


Fonte: Alepi Fonte: Alepi
Mais sobre: