Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington discursa na Alepi falando sobre o ano mais desafiador da sua vida

Governador abriu mão do discurso escrito para falar das dificuldades enfrentadas desde 2015, como a crise financeira que quebrou vários estados

05/02/2018 12:15

Sem a presença de deputados da oposição em plenário, o governador do Piauí Wellington Dias (PT) falou de improviso na Assembleia Legislativa, na abertura dos trabalhos neste primeiro semestre, admitindo que 2017 foi o ano mais desafiador de sua vida. Wellington Dias abriu mão do discurso escrito para falar das dificuldades enfrentadas desde 2015, inclusive sobre a crise financeira que quebrou vários estados.

(Foto: Elias Fontinele/ODIA)

O governador afirmou que o objetivo este ano é honrar os contratos e ter sempre como prioridade os serviços do Estado funcionando, e não apenas a folha de pagamento. "Devemos alavancar investimentos com recursos do Tesouro Estadual e em parceria com a União e com a iniciativa privada, consolidando as PPPs”, acrescentou, citando as subconcessão da Agespisa, e as PPPs da Ceasa e dos terminais rodoviários de Floriano, Picos e Teresina.

Wellington Dias destacou a instalação de fibra ótica desde Teresina até Parnaíba e seguindo em direção a Picos, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente, também rumo ao Médio Parnaíba até Uruçuí. "Hoje são 96 e queremos chegar a mais 128 municípios, ter todos os municípios do Piauí com elevada tecnologia em fibra ótica”, disse.

Brasília

Dias adiantou a viagem a Brasília, onde participa do Fórum de Governadores, com o colégio de líderes e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quando vai ser discutido o Fundo Nacional de Segurança Pública. O governador defendeu a legalização de jogos eletrônicos, citando as apostas online feitas em jogos de futebol, que não são tributadas e podem gerar R$ 20 bilhões de arrecadação que poderiam ser investidos em segurança. “A arma e a droga nas fronteiras é responsável pela violência no país. O crime está organizado nacionalmente. Se não entrar arma e drogas na fronteira, vai diminuir o crime”, acredita o chefe do Executivo.

(Foto: Elias Fontinele/ODIA)

Coisas boas

Na segunda metade do discurso, Wellington Dfias falou de “coisas boas”, lembrando que o Piauí cresceu e fechou o ano com saldo positivo de emprego em várias áreas. Foram 70 mil empregos retornados. Dias falou sobre a viagem a Portugal e os R$ 10 bilhões de investimentos em energia eólica. Wellington Dias citou o município de Lagoa do Barro, onde será inaugurada a maior fábrica de torres e geradores de energia eólica do mundo.

Sem a presença de deputados da oposição em plenário, o governador do Piauí, Wellington Dias, falou de improviso na Assembleia Legislativa na abertura dos trabalhos neste primeiro semestre, admitindo que 2017 foi o ano mais desafiador de sua vida. Wellington Dias abriu mão do discurso escrito para falar das dificuldades enfrentadas desde 2015, inclusive sobre a crise financeira que quebrou vários estados.

Fonte: Alepi
Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: