Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Canoa superlotada vira e mata quatro pessoas em Roraima

A canoa transportava dez pessoas: três adultos (irmãos) e sete crianças e adolescentes, entre 3 e 14 anos de idade. A família pescava no momento do acidente.

28/08/2017 08:28

 Duas crianças e duas adolescentes morreram após uma canoa virar neste sábado (26) em um braço do rio Água Boa, a 40 km do município de Caracaraí, no sul de Roraima. Outros dois acidentes graves com barcos já foram registrados nos últimos dias no país. As informações são da Agência Brasil.

No caso de Roraima, a canoa transportava dez pessoas: três adultos (irmãos) e sete crianças e adolescentes, entre 3 e 14 anos de idade. A família pescava no momento do acidente. Os corpos de duas crianças (de 3 e 4 anos) e de uma adolescente de 14 anos foram localizados neste domingo (27). Uma menina de 12 anos que foi socorrida no momento do naufrágio também não resistiu.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Roraima, a canoa estava superlotada. Os sobreviventes relataram aos bombeiros que, quando um dos adultos pegou um peixe, as crianças se assustaram, com o movimento, a canoa virou. Por meio de panfletos, os bombeiros prometem intensificar a conscientização de segurança nas embarcações.

Corpo de Bombeiros fazem buscas na região do acidente Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima

Estatísticas

Dois acidentes, em Porto de Moz (PA) e em Vera Cruz (BA), chocaram o país e serviram para aumentar as estatísticas e chamar atenção para a necessidade de intensificar as medidas de segurança na proteção de quem usa este meio de transporte.

Em Porto de Moz, 23 pessoas morreram após o naufrágio do barco barco Capitão Ribeiro. A embarcação estava irregular, já que não tinha autorização para transportar passageiros. Já em Vera Cruz, foram 18 vítimas após uma lancha tombar. Segundo a Marinha do Brasil, de janeiro a agosto deste ano foram registrados 107 naufrágios, contra 95 casos no mesmo período de 2016, um crescimento de 12,63%.

Marinha do Brasil

Em nota à imprensa, a Marinha do Brasil comunicou, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval, que soube do acidente na tarde domingo (27) e garantiu que será instaurado um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

Confira a nota na íntegra:

"A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval, informa que tomou conhecimento, na tarde deste domingo (27), do naufrágio de uma embarcação de transporte de pessoas na região de Apuruí, em uma área de Igapó e escoamento do rio Água Boa, próximo ao município de Caracaraí-RR, ocasionando quatro vítimas fatais.

No momento do ocorrido, a embarcação estava com 10 pessoas. Uma equipe da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) foi direcionada ao local para apurar informações e prestar apoio. Um inquérito será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente."

Fonte: Folhapress
Mais sobre: