Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Como cortar gastos desnecessários mesmo na pandemia; Veja dicas

Cerca de 25% dos gastos mensais são com compras desnecessárias

15/07/2020 13:46

Você sabia que, em média, 25% dos gastos mensais de uma pessoa ou família são supérfluos e/ou desnecessários? Porém, nessa época de crise, por conta da pandemia do novo coronavírus, é importante reduzir esses gastos e tentar economizar. Por isso, é preciso ficar atento a algumas dicas de como eliminar esses excessos de gastos.

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, explica que é possível adequar os gastos a esta nova realidade de crise que o mundo atravessa. Para simplificar o caminho, ele listou um passo a passo para diminuir ou eliminar esses excessos.

"Sempre ouço as pessoas dizerem que seu salário não é suficiente para as suas despesas. É preciso estar atento especialmente aos pequenos gastos, considerados sem muita importância, mas que quando somados fazem grande diferença no orçamento mensal", explica Reinaldo Domingos.

Para conseguir poupar é preciso analisar em que seu dinheiro está sendo gasto (Foto: Arquivo/ODIA)

O primeiro passo para que seu salário renda é fazer um diagnóstico financeiro. Para saber como reduzir ou cortar gastos é preciso conhecer todos, não apenas os maiores e mais expressivos, mas especialmente os menores e que são tidos sem muita atenção. Faça um diagnóstico de sua vida financeira anotando por 30 dias tudo o que gasta, separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente da que imagina.

O segundo passo é identificar seu comportamento, ou seja, fazer um diagnóstico de você mesmo. “Você é uma pessoa que planeja as compras com antecedência e se atenta aos gastos ou compra a hora que deseja e faz parcelas para pagar no futuro? Saiba que para cortar gastos desnecessários é preciso ter consciência de seu estilo de vida e padrão de consumo, ou seja, o comportamento é mais importante do que a matemática”, frisa Reinaldo Domingos.

O próximo item que deve-se ficar atento é não fazer “shopping terapia”. O desejo de comprar é estimulado quando se está em quarentena e vendo promoções online. Portanto, para evitar gastos desnecessários, evite se expor a este tipo de estímulo, criando o hábito de pesquisar apenas quando for comprar, baseado em uma real necessidade, para fazer pesquisas e conseguir o melhor preço.

Outra dica importante é evitar o cartão de crédito e o cheque especial. Muitas pessoas não sabem, mas esses dois são os maiores vilões para o endividamento dos brasileiros. Algumas pessoas consideram o limite do cartão de crédito e do cheque especial como parte de sua renda, o que é um grande erro. Para evitar gastos desnecessários, tenha consciência de que essas são opções de crédito, ou seja, formas de comprar algo agora e pagar depois com juros. Por isso, mantenha o limite do cartão de crédito com valor equivalente, no máximo, a metade de sua renda.

Controle gastos com contas básicas 

Uma dica muito válida também é economizar nas contas básicas, como energia elétrica, água gás, entre outros. Segundo o presidente da Abefin, é possível cortar gastos com atos muito simples, como apagando as luzes, desligando a TV quando ninguém está assistindo e retirar aparelhos que não estão sendo usados da tomada. Além disso, fechar bem a torneira enquanto escova os dentes ou lava as louças evitar o desperdício de água e, claro, reflete em uma economia no final do mês.

Um erro básico de muitas pessoas é ir ou pedir no mercado sem definir com antecedência o que vai comprar. Assim corre o risco de levar algo que já tenha, gerando desperdício, ou de não se atentar ao que realmente precisa, pesquisando os melhores preços. A atitude simples de comprar no mercado com planejamento é muito importante para cortar gastos desnecessários. Por isso, faça sempre uma lista antes de ir ao supermercado.

E quem nunca comprou um item que não precisava ou nunca usou, apenas pela empolgação do momento? Pois é, é preciso colocar os pés no chão antes de fazer qualquer compra, cortando os gastos desnecessários pela raiz. Pergunte-se: "eu realmente preciso?", "tenho dinheiro para pagar à vista?", "conseguirei pagar a parcela daqui há três ou seis meses?’.

Por buscar atrair cada vez mais clientes, empresas de telefonia, TV a cabo e internet costumam oferecer novos planos constantemente. Analise o oferecido por outras empresas, assim poderá negociar ou mesmo trocar. Procurar mais vantagens pelo mesmo ou menor custo é uma das mais eficientes formas de cortar gastos.

Ter um carro implica em várias despesas, como pagamento de parcelas, seguros e combustível. Para economizar, saiba que nem sempre é preciso fazer tudo de carro - caminhar é saudável e pode ser econômico. É válido também considerar as vantagens de usar táxi em determinadas ocasiões, tendo economia de tempo e dinheiro.

Qual motivação você tem para cortar gastos desnecessários? Quando se resgata os sonhos, aquilo que realmente deseja conquistar, o consumo imediatista perde a força. Estabeleça pelo menos três sonhos (um de curto, outro de médio e outro de longo prazo), orce seus custos e veja o quanto precisa poupar mensalmente para realizar cada um deles. Assim estará priorizando aquilo que tem verdadeiro significado em sua vida.

Confira as dicas de como cortas gastos desnecessários:

- Diagnóstico financeiro

- Identifique seu comportamento

- Não faça "shopping terapia"

- Cuidado com cartão de crédito e cheque especial

- Economize nas contas básicas

- Vá ao mercado com uma lista

- Se questione antes de comprar

- Reveja seus pacotes

- Saiba usar seu carro

- Tenha sonhos

Por: Da redação
Mais sobre: