Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Conar abre processo para julgar 'Luis Augusto' em propaganda da Sadia

Uso de nome próprio em presunto de baixa qualidade gerou protestos. Para pessoas que se chamam 'Luis Augusto,' comercial estimula o bullying.

01/08/2016 14:44

A polêmia sobre o uso do nome próprio "Luis Augusto" em propaganda da Sadia provocou a abertura de um processo no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O órgão informou que foram recebidas mais de 130 reclamações de consumidores, a maioria de pessoas que se chamam "Luis Augusto" ou de pais de "Luizes Augustos" que não acharam a menor graça na brincadeira.

De acordo com as queixas feitas ao Conar, o comercial é ofensivo e desrespeitoso, e estimula o bullying ao associar o nome "Luis Augusto" a um produto de baixa qualidade e objeto de rejeição.

O processo foi aberto no dia 19, segundo a assessoria de imprensa do Conar, e a previsão é que a campanha seja julgada apenas em setembro. Até lá, o comercial poderá continuar sendo veiculado normalmente.

Na campanha, lançada no dia 15 de julho, uma cliente pede presunto e o atendente pergunta se ela vai querer o Sadia ou o Luís Augusto, "que está aqui há um tempão" e "não tem saída" e "virou Luís Augusto".
A propaganda gerou reclamações e protestos nas páginas da marca nas redes sociais, além de ameaças de processo na Justiça. Em resposta padrão aos consumidores, a Sadia que "o nome é só uma escolha criativa pra acompanhar o bom humor da Sadia em suas campanhas". "O único Luis Augusto que nos referimos é o Presunto, os outros são tops", completa a marca.

Procurada pelo G1, a Sadia não comentou até a última atualização desta reportagem a abertura do processo no Conar.

No dia 22, a Sadia lançou uma sequência da propaganda, na qual responde à polêmica e coloca até um rosto no presunto "Luis Augusto" e diz que "não é pessoal".

Fonte: G1
Mais sobre: