Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Itamaraty planeja criar instituto para difundir cultura brasileira no mundo

A ideia da alcunha chegou a ser incluída no organograma do "novo" Itamaraty, mas o nome de José Bonifácio já é usado por outra instituição.

27/02/2019 09:31

O Itamaraty planeja criar um instituto de divulgação da cultura brasileira nos moldes do Instituto Confúcio, da China, do Goethe, alemão, e do Camões, português, segundo apurou a reportagem. Inicialmente, seria chamado de Instituto José Bonifácio, em homenagem ao patrono da independência do Brasil. A ideia da alcunha chegou a ser incluída no organograma do "novo" Itamaraty, mas o nome de José Bonifácio já é usado por outra instituição. O Ministério das Relações Exteriores busca um novo nome.

O instituto também ensinaria a língua portuguesa na vertente brasileira e a história do país. A ideia é fortalecer o soft power do país, ou seja, a capacidade de uma nação de influenciar outras sem recorrer à força.

O ministério vai aproveitar a rede de 24 centros culturais do Brasil no exterior, que são responsáveis pela aplicação do Celpe-Bras -certificado de proficiência em língua portuguesa. No Chile, por exemplo, o centro existe desde 1939. A ex-presidente chilena Michelle Bachelet estudou língua portuguesa lá.

Os centros serão modernizados e terão poder de atuação maior. Também contará com a estrutura de 40 leitorados em universidades estrangeiras -professores que atuam nas instituições promovendo a língua e a cultura brasileiras.

O instituto terá formato de fundação, com uma nova marca. O objetivo é que o centro tenha autonomia financeira, sustentando-se com a receita de cursos.

Fonte: Folhapress
Por: PATRÍCIA CAMPOS MELLO
Mais sobre: