Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pais devem buscar diálogo com os filhos, orienta conciliadora

Danyelle Bandeira explica como é possível pais e filhos terem uma relação de amizade.

19/12/2018 07:42

Para muitos pais, lidas com os filhos pode ser uma tarefa difícil, principalmente se não houver diálogo entre as partes. Mas, isso pode ser diferente, segundo a conciliadora Danyelle Bandeira. Ela, que é autora do livro ‘Mediação Pais & Filhos, prevenindo e revolvendo conflitos familiares’, explica como é possível pais e filhos terem uma relação de amizade.

“Acreditamos e defendemos a ideia de que todos nós, pais, podemos aprender técnicas de mediação e nos tornarmos um mediador dentro da própria família. Com essas técnicas é possível prevenir e resolver conflitos familiares, como a técnica do acolhimento, escuta ativa, validação de sentimentos e perguntas sem julgamento. Essas são as principais, mas, aprendendo essas quatro, é possível haver uma transformação e gerar uma paz familiar”, conta.

A ideia de escrever um livro partiu do próprio convívio familiar. Mãe de dois filhos, a Danyelle Bandeira conta que, na minha experiência profissional como mediadora, estava ajudando pessoas de fora, mas não estava aplicando em casa, o que lhe obrigou a rever seus conceitos.

“Toda a atenção e acolhimento que eu dava para pessoas desconhecidas, eu não praticava com os filhos. Partindo desse pressuposto, eu precisava ser mediadora da minha própria vida e família, então eu comecei a pensar, praticar e desenvolver esse trabalho em forma de livro. Eu passei a ouvir meus filhos, praticando as atitudes e validamos os sentimentos”, frisa. 

Diante de birras dos filhos, é importante que os pais entendam que esse comportamento tem, por trás, um sentimento e que os pais precisam buscar essa mediação, chamando para conversar, buscando entender o que está acontecendo.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: