Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Avenida Dom Severino será interditada a partir das 13 horas deste sábado

Strans fechará os acessos para a passagem dos blocos Capote da Madrugada e Pinto da Morada. Sanatório Geral fecha ruas no Centro.

24/02/2017 08:20

A partir das 13 horas deste sábado (25), a Superintendência de Trânsito de Teresina (Strans) vai interditar a Avenida Dom Severino para passagem dos blocos Capote da Madrugada e Pinto da Morada. Com os acessos à via bloqueados, os motoristas devem ficam atentos aos desvios para evitar transtornos.

De acordo com o gerente de fiscalização de trânsito da Strans, coronel Jaime Oliveira, a expectativa de público para os dois blocos é de cerca de 100 mil pessoas. Este número faz do Pinto e do Capote os dois principais eventos da zona Leste durante o Carnaval em Teresina. Ao todo, nas quatro zonas da Capital, 40 blocos pediram autorização da Strans para interditar as visas.


A Strans estima que o Capote da Madrugada e o Pinto da Morada levem 100 mil foliões à Dom Severino (Foto: Jailson Soares/Arquivo O Dia)

O coronel Jaime explica como será o esquema de trânsito na zona Leste para o Capote e o Pinto da Morada: “Os dois blocos vão desfilar na Dom Severino. A concentração do Capote vai ser no cruzamento com a Kennedy e eles saem as 16 horas num percurso que vai até o cruzamento com a Jacó Almendra no sentido leste-oeste, e depois retornam no sentido oeste-leste. Já o Pinto da Morada vai se concentrar próximo à Igreja do Balão da Dom Severino e vão seguir até a altura do prédio da Maçonaria, então a via será interditada nesse trajeto também”, explica o coronel Jaime.

A interdição total da Avenida Dom Severino deverá durar até a meia noite ou, no mais tardar, até uma hora da madrugada do domingo (26), quando os foliões devem começar a se dispersar.

Centro

O esquema de fechamentos de vias também será feito no Centro de Teresina, no final da Avenida Frei Serafim, próximo ao adro da Igreja São Benedito, onde acontece a concentração do bloco Sanatório Geral, na praça da Liberdade. A interdição está prevista para começar também as 13 horas, com a saída do bloco acontecendo no começo da noite.

Policiamento no litoral

As cidades de Parnaíba, Luís Correia e Barras estão recebendo um reforço policial que vai atuar durante os próximos quatro dias na segurança do Carnaval. De acordo com o coronel Carlos Augusto Sousa, comandante geral da Polícia Militar, haverá homens em pontos de bloqueios que vão desde a praia da Pedra do Sal até Barra Grande, com um aparato, de 18 viaturas e o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (Gtap).

Bombeiros

O secretário de segurança, Fábio Abreu, informou que oficiais do Corpo de Bombeiros têm papel importante na prevenção de afogamentos e atuação no resgate, caso venha acontecer alguma ocorrência grave. “O papel do Corpo de Bombeiros é muito importante  no processo do salvamento de vidas. Nossos homens vão atuar no resgate de pessoas em situação de afogamento, como também nos casos de acidente envolvendo transporte. Teremos a capacidade de mobilizar todo o serviço de dentro do Centro Integrado de Segurança que dará o suporte necessário nas ocorrências”, disse.

De acordo com o Major Rivelino de Moura, Comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, o litoral é atendido atualmente pelo efetivo de 33 homens e que deve receber durante o período carnavalesco o reforço de mais 12 militares que atuam em Teresina. “Contaremos com o reforço de bombeiros militares que atuam em Teresina. Todos vão passar por alguns treinamentos no sentido de melhorar cada vez mais o desempenho individual e coletivo nas ocorrências. Nossos trabalhos inciaram hoje, fazendo algumas vistorias técnicas nas praias e nas casas de festas e shows na cidade”, informou.

O major ainda informou algumas precauções necessárias que podem evitar incidentes desagradáveis. “É importante alertar para quem for dirigir, buscar cumprir as normas de sinalização e não ingerir bebidas alcoólicas. Antes de pegar a estrada, conferir se o veículo está no estado ideal para a viagem. No caso dos banhistas, antes de entrar na água, procure conversar com algum bombeiro militar para saber se é um local seguro. Para quem for levar crianças para a praia, é importante que providencie uma identificação para elas”, orienta.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: