Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chineses terão 20% de refinaria do Comperj, diz Petrobras

Acordo firmado com a CNPC prevê a realização de estudos para definir os custos necessários para concluir a obra, paralisada em 2015.

16/10/2018 11:38

A chinesa CNPC terá uma fatia de 20% da refinaria do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), segundo acordo anunciado nesta terça-feira (16) pela Petrobras.
Os chineses ficarão com fatia semelhante também em campos de produção de petróleo na Bacia de Campos.
O acordo prevê a realização de estudos para definir os custos necessários para concluir a obra, paralisada em 2015. A partir do resultado, as empresas formarão uma nova companhia para operar o ativo


Obras da Compej estão paradas desde 2015 (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Pensado como um grande complexo petroquímico, o Comperj se tornou alvo de investigações da Operação Lava Jato e teve as obras suspensas por problemas financeiros de fornecedores.
O projeto chegou a ser retirado dos planos da estatal durante o período mais agudo de sua crise. Em julho, a Petrobras anunciou negociações com a CNPC para retomar os estudos.
O acordo prevê a transferência aos chineses de 20% de um conjunto de quatro campos produtores de petróleo na Bacia de Campos, cujo óleo tem características adequadas para o refino no complexo. A Petrobras permanece como operadora dos projetos.
No local da refinaria, em Itaboraí, na região metropolitana do Rio, a Petrobras constrói também uma unidade de tratamento de gás, que receberá a produção do pré-sal.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: