Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauienses terão 16 feriados nacionais e um feriado estadual em 2019

Ficou proibido aos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ou postergar o ponto facultativo.

02/01/2019 07:44

Com um feriado estadual e 16 feriados nacionais, o piauiense terá 18 feriados ao longo de 2019. Seis deles cairão no final de semana e dez, em dias úteis. O feriado estadual é no dia 19 de outubro, quando se comemora o Dia do Piauí, uma sexta-feira. Na esfera municipal, tem-se o feriado do Aniversário de Teresina, comemorado no dia 16 de Agosto, um sábado em 2019. 

O feriado de Corpus Christi, que é uma data móvel, ou seja, sem um dia exato para acontecer ano após ano, será comemorado em 2019 no dia 20 de junho. Em 2018, o Governo do Piauí decretou ponto facultativo na sexta-feira, tornando a data um feriado prolongado. Vale lembrar que o dia de Corpus Christi é um feriado facultativo, celebrado 60 dias depois da Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. 

Feriados nacionais

De acordo com a lista dos feriados e pontos facultativos da administração federal, publicada na sexta-feira (28) no Diário Oficial da União, dos 16 feriados nacionais, cinco cairão no final de semana. São eles: Tiradentes (21 de abril, domingo), Independência (07 de setembro, sábado), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, sábado) e Finados (02 de novembro, sábado). Os demais feriados cairão em dias úteis.

A portaria, publicada pelo Departamento de Desenvolvimento e Gestão, diz ainda que os dias de guarda dos credos e religiões, não relacionados, poderão ser compensados desde que “previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa do exercício do servidor”.

O Governo Federal ressaltou que o cumprimento dos feriados não deve trazer prejuízo à prestação dos serviços considerados essenciais e que os dirigentes dos órgãos e entidade devem cuidar da “preservação e do funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência”. Ficou proibido aos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ou postergar o ponto facultativo. Veja as datas dos feriados no Piauí e em Teresina em 2019.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: