Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Poupar dinheiro é assumir compromisso consigo mesmo, diz economista

Final do ano, com o recebimento do 13º salário, é uma boa época para começar a economizar.

31/10/2018 09:23

Com a aproximação do final do ano e na iminência de receber o 13º salário, uma das principais dúvidas do trabalhador é sobre o destino a se dar para o valor a mais recebido: é momento de investir no lazer, ir às compras, pagar as contas ou de economizar para começar o ano no verde? Para aqueles que preferem evitar mais gastos e optam por guardar o dinheiro, investir em uma poupança é uma boa opção, mas especialistas garantem: economizar é mais que uma questão de oportunidade. Trata-se de assumir um compromisso consigo mesmo.

É o que explica o economista Ricardo Alaggio. “Eu acho que a pessoa tem uma ligação moral. Ela cria um compromisso de dizer ‘eu vou fazer esse sacrifício para mim mesmo’. É muito mais fácil eu conseguir juntar umas economias se eu colocar esse sacrifício como uma etapa para atingir uma meta, se eu entender que estou fazendo algo maior por mim no final das contas”, diz.

Poupança

De acordo com ele, uma das melhores alternativas para se guardar dinheiro ainda é a caderneta de poupança. Embora tenha sido subestimada nos últimos tempos, em razão, sobretudo, do atual cenário econômico, em que a inflação consome parte considerável do retorno do investimento, a poupança ainda se revela como uma forma simples e confiável de se fazer aplicações para o futuro.

A poupança consiste basicamente em um mecanismo financeiro para se guardar dinheiro sem uma aplicação imediata, ou seja, a pessoa pode usar a conta poupança para economizar uma determinada quantia e fazê-la render de modo a ser investida no futuro em alguma utilidade específica.


Pessoa deve criar compromisso de dizer ‘eu vou fazer esse sacrifício para mim mesmo’. Foto: ODIA

No Brasil, há pelo menos quatro tipos de poupança em operação atualmente: o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), a própria caderneta de poupança disponibilizada pela grande maioria dos bancos, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) – que é uma poupança compulsória atrelada ao vínculo empregatício – e o Pis/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) – que financiam o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita de órgãos e entidades tanto para trabalhadores de empresas públicas, quanto de empresas privadas.

Aplicação

De acordo com o economista Ricardo Alaggio, uma das principais destinações dos investimentos conseguidos com a poupança é justamente a construção civil. O dinheiro economizado por meio deste mecanismo geralmente é aplicado para a realização do sonho da casa própria pelo trabalhador brasileiro.

O especialista explica que não há um momento ideal para começar a poupar dinheiro, mas o período do final do ano pode ser considerado uma boa época, principalmente por conta das sobras nas finanças do trabalhador com o pagamento do 13º.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: