Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Venezuela corta cinco zeros das notas de dinheiro e lança pacote

Segundo as autoridades da Venezuela, haverá um novo redesenho da política fiscal e tributária do país, incluindo subsídios para a gasolina, reajustada em quatro pontos percentuais.

20/08/2018 09:07

Com uma inflação estimada em 1.000.000% neste ano pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lança nesta segunda-feira (20) um pacote de medidas que inclui o chamado "Madurazo", que é o corte de cinco zeros da moeda local, que se chamará bolívar soberano. Porém, o governo define o atual momento de “ponto de reflexão”. "Vamos desmontar a perversa guerra do capitalismo neoliberal”, afirmou o presidente.

Segundo as autoridades da Venezuela, haverá um novo redesenho da política fiscal e tributária do país, incluindo subsídios para a gasolina, reajustada em quatro pontos percentuais, e a definição de câmbio único, que flutuará de acordo com as definições do Banco Central Venezuelano.

No atual governo Maduro, as entidades financeiras têm tido a tarefa de informar por meio das redes sociais sobre como serão feitos os serviços com as novas notas e a quanto equivalerá comparada a moeda anterior. Junto com a implentação do Bolívar Superior nesta segunda-feira, todos os salários, preços de bens e serviços, cheques e outros terão que r ajustados à nova denominação da moeda nacional.

No domingo (19), os serviços bancários online e os caixas eletrônicos venezuelano não funcionaram no país para se adequarem ao novo sistema monetário e às mudanças na economia.

Mensagem em site de banco da Venezuela avisa sobre paralisação dos serviços eletrônicos (Foto: Reprodução/Internet)

Maduro ainda afirmou que a reforma financeira irá vincular o bolívar à criptomoeda 'petro', recém-lançada pelo seu governo. O presidente não forneceu mais detalhes.

Novas notas

A nova moeda venezuelana, cujo símbolo é Bs.S., tem cinco zeros a menos em comparação ao bolívar, que coexistirá para operações bancárias menores.

Bolívar Superior, o novo dinheiro da Venezuela. Foto: Divulgação/Banco Central da Venezuela

As novas notas de Bolívar soberano são de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 já estão nos bancos e serão colocadas em circulação ainda nesta segunda-feira. Os símbolos das notas têm referência ao petróleo, pois a Venezuela tem grandes reservas. Dona das maiores reservas mundiais de petróleo, a Venezuela observa o encolhimento da sua economia.

De 1913 até este ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país foi reduzido pela metade, segundo o FMI, que prevê uma inflação superior a 13.000% em 2018 e um índice de desemprego de 36% até 2022.

Superar a grave crise econômica, social e política será o maior desafio de Maduro. O que se passa na Venezuela também preocupa os países vizinhos, que estão enfrentando uma crise humanitária na região, pois eles não têm estrutura para absorver os milhares de venezuelanos que fogem da hiperinflação e do desabastecimento.

Novo salário mínimo = U$ 45

O governo venezuelano tem tido uma sequência de novos assuntos. Na sexta-feira (17), foi divulgado um aumento de salário mínimo para os trabalhadores em até 35 vezes superior ao atual, o que equivale a 723 bolívares, ou US$ 45, segundo as taxas oficiais atuais no país. O salário, então, passará de 5.196.000 bolívares para 180.000.000, quantidade que passada para bolívares "soberanos" será 1.800. O Parlamento venezuelano também informou nesta segunda que uma sessão extraordinária para debater "as consequências" dessas medidas econômicas.

Com a implantação da nova moeda, o Governo Maduro também pretende entregar à governista Assembleia Nacional Constituinte (ANC) um projeto de reforma estabelecendo um novo sistema tributário e fiscal, visando aumentar os impostos sobre o valor agregado, a renda e grandes transações. 

Fonte: RedeTV!
Mais sobre: