• Banner boticário Malbec Magnetic
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

46 cursos da Uespi ficam abaixo da média no Enade 2017, aponta Inep

O MEC divulgou o resultado da avaliação que classifica os cursos com notas que variam de 1 a 5. Três graduações obtiveram notas máximas no PI.

10/10/2018 16:54h - Atualizado em 10/10/2018 17:42h

O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017 revela que 46 cursos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) ficaram com notas abaixo da média no Conceito Enade. Os resultados da avaliação foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira nesta terça-feira (09). 

A avaliação classifica os cursos com notas que variam de 1 a 5. Os cursos que obtém notas acima de três são considerados com bom desempenho. Já os cursos com notas abaixo de três são considerados de baixa eficiência. Na Universidade Estadual do Piauí, 46 cursos estão nesta última classificação. 

De acordo com o resultado do exame, treze cursos tiraram a nota mínima. São eles: Ciência da Computação (bacharelado) em Floriano, Ciências biológicas (licenciatura) e José de Freitas, Educação física (licenciatura) em São Raimundo Nonato, Geografia (bacharelado) Corrente, Geografia (licenciatura) em Uruçuí, Letras – inglês em Barras, Letras-português (licenciatura) em Bom Jesus, Letras-português e Espanhol (licenciatura) em Amarante, Letras-português e espanhol (licenciatura) em Bom Jesus, Matemática (licenciatura) em Canto do Buriti, Matemática (licenciatura) em Corrente, Matemática (licenciatura) em Oeiras e Pedagogia (licenciatura) em Valença do Piauí. 

Outros 33 cursos obtiveram nota dois, distribuídos em 14 campis da Universidade. O resultado revela ainda que dois cursos ficaram sem classificação, por não terem pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame e, por isso, não foi possível ter seu conceito avaliado.. Aplicado desde 2004, o Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. 

Apesar de tudo, o curso de Pedagogia do campus Teresina da instituição atingiu nota máxima, se juntando aos outros dois cursos superiores do Estado que obtiveram a nota mais alta do exame. São eles os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campus Petrônio Portela, que também receberam nota 5. 

A avaliação é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, dos cursos avaliados na edição.  Em 2017 foram inscritos 537.360 estudantes, sendo 422.746 da modalidade presencial e 114.614 da modalidade de Educação a Distância (EAD) em todo o país. 

O Portal O Dia entrou em contato com a Universidade Estadual do Piauí que reconheceu que alguns dos cursos tiveram um índice abaixo da média regular. A instituição comunicou ainda que "está em constante empenho para aumentar os índices que avaliam a qualidade de ensino ofertado pela instituição. A  UESPI está em processo de finalização de contratação de professores efetivos, que estarão em breve em sala de aula contribuindo para que o fortalecimento da  educação do Piauí", diz a nota.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Universidade Estadual do Piauí, em relação aos resultados do ENADE 2017 divulgados nesta terça-feira, 09 de outubro de 2018, pelo MEC e INEP, esclarece que: 

- Os resultados divulgados fazem referência à nota dos alunos graduandos na Prova do ENADE. Nesta etapa, são avaliados os resultados do Exame e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

- Um total de 74% dos cursos regulares da UESPI manteve sua nota de avaliação acima da média regular, em relação ao último ENADE aplicado em 2014 que avaliou os cursos de licenciatura e de engenharias.

- Na avaliação, a instituição teve dois cursos sem conceito, que de acordo com o INEP, corresponde a cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame e, portanto, foi impossibilitado de ter seu Conceito Preliminar de Curso (CPC) calculado.

- A Universidade reconhece que alguns dos cursos tiveram um índice abaixo da média regular. Ao tempo em que informa que, está em constante empenho para aumentar os índices que avaliam a qualidade de ensino ofertado pela instituição. A UESPI está em processo de finalização de contratação de professores efetivos, que estarão em breve em sala de aula contribuindo para que o fortalecimento da educação do Piauí.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano

Deixe seu comentário






Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado