Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inep confirma reaplicação de prova para mais de 700 alunos em Teresina

Os candidatos não conseguiram fazer a prova do Enem por conta da suspensão do fornecimento de energia elétrica em uma faculdade da capital.

08/11/2017 08:21

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou, nesta terça-feira (7), que reaplicará a primeira etapa da prova do Enem. Ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente767 alunos foram afetados e poderão fazer a nova prova. Os candidatos piauienses não conseguiram fazer a prova por conta da suspensão do fornecimento de energia elétrica em uma faculdade localizada na zona Leste de Teresina, no último domingo (5). De acordo com o Inep, a nova prova será realizada no dia 12 de dezembro.

Em nota, o Inep explicou que, por causa da falta de energia elétrica, as provas não chegaram a ser aplicadas. No entanto, todos que compareceram ao local poderão participar da reaplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e redação. De acordo com o órgão, o problema não compromete o calendário do segundo dia de aplicação. 

Inep confirma reaplicação de prova para mais de 700 alunos em Teresina. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

“Todos os participantes, das nove escolas, deverão fazer a prova de Matemática e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias neste domingo, 12 de novembro, nos mesmos locais”, informa o documento. Ao todo, 3.750 candidatos foram prejudicados pela falta de energia em nove locais de prova em todo o país. Além de Teresina, as cidades de Olinda no estado de Pernambuco e Uruaçu no estado de Goiás, também tiveram locais de prova afetados pela suspensão da energia elétrica no último domingo.

Em Olinda (PE), a interrupção da luz ocorreu durante a aplicação e muitos participantes continuaram fazendo a prova. Segundo o Inep, neste local de prova, os participantes poderão optar por fazer a reaplicação ou por terem os resultados calculados a partir da primeira prova. “Aqueles que se sentiram prejudicados pela interrupção parcial da energia e optarem por fazer uma nova prova terão consideradas as notas da reaplicação”, afirmou. Já em Uruaçu (GO), setes locais de prova foram afetados pela falta de energia, prejudicando cerca de 2.400 inscritos. Nestes locais, os candidatos não chegaram a começar as provas e deverão fazer a reaplicação em dezembro. 

Os participantes afetados devem receber e-mail e SMS do Inep, com as orientações. O órgão também disponibilizou a Central de Atendimento 0800 616161 para esclarecimentos adicionais.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: