Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jovens investem para melhorar currículo e conseguir primeiro emprego

A falta de experiência exigida pelo mercado pode ser compensada através de cursos e outros qualificadores.

15/08/2018 07:46

Alcançar o sonhado primeiro emprego é um desafio para os jovens, que veem nos estudos um caminho para aperfeiçoar o currículo. Cursos profissionalizantes têm sido cada vez mais procurados pelo público. Outro crescente é a preparação cada vez mais cedo para realização de concurso.  Em todo o país, há programas do governo que direcionam os jovens para o mercado de trabalho, como a Lei da Aprendizagem e a Lei do Estágio.

O estudante de engenharia de produção, Ellifas de Saboia, conta que decidiu investir em um curso profissionalizante mesmo antes de concluir a graduação. “Na busca por melhorar minhas capacidades profissionais, eu decidi fazer o curso de assistente administrativo. Vejo o mercado piauiense muito fraco para ficar apenas em engenharia de produção”, disse.

Foto: Elias Fontinele/O Dia

O jovem comenta ainda que a expectativa é ser um candidato bem qualificado. “Penso que adquirindo conhecimento, posso entrar em uma empresa e construir uma carreira sólida e quem sabe, no futuro, desempenhar mais da engenharia. Mas, também estou me preparando para concursos”, afirma.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2017, a porcentagem de jovens desempregados entre 14 a 17 anos, totalizam 39% e, entre 18 a 24 anos, chega aos 25% da população.

Eduardo Portela, supervisor de gestão e comércio do Senac, explica que a falta de experiência exigida pelo mercado pode ser compensada através de cursos e outros qualificadores. “A principal barreira dos jovens que estão começando é a falta de experiência, porém, isso não é empecilho desde que o candidato busque qualificações. Cursos, palestras, oficinas, orientações profissionais, são alguns dos recursos que os jovens podem utilizar. Serve inclusive para crescimento pessoal e profissional”, disse.

De acordo com o supervisor, as áreas mais procuradas pelos jovens atualmente são Gestão de Negócios, Moda, Segurança e área da Saúde. “Com a mudança de mercado, temos aí jovens que decidem ser empreendedores. Um curso que tem tido grande procura é o de Gastronomia e de Gestão de Negócios, o que aponta o interesse do público em não apenas ser o empregado e também ser o empregador”, completa Eduardo.

Edição: Virgiane Passos
Por: Geici Mello
Mais sobre: