Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sisu abre consulta e no Piauí mais de 9 mil vagas estão sendo ofertadas

O processo seleciona os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas em cada instituição de acordo com a nota obtida no Enem 2018.

18/12/2018 09:07

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro deste ano já pode começar a roer as unhas e sonhar com a tão esperada vaga em uma instituição de nível superior. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) abriu nesta terça-feira (18) a consulta de vagas para a para o processo seletivo de 2019 .  Em todo o Piauí, 9354 vagas serão disponibilizadas nas instituições de ensino superior publicas espalhadas pelo Estado. 

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é a instituição que mais disponibilizou vagas para este ano, com um total de 3.805 vagas distribuídas em 101 cursos de nível superior. As vagas serão destinadas para os campi de Teresina, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí. De acordo com a Uespi, os cursos mais concorridos nas edições anteriores do Sisu foram medicina, educação física, e fisioterapia. 

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi), uma das instituições de ensino mais procuradas do Estado, disponibilizou 3444 vagas para 77 cursos superiores presenciais e a distância. Metade dessas vagas foram reservada para pessoas que se enquadram nas Ações Afirmativas da Universidade, entre elas está renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, candidatos com deficiência, entre outros critérios que podem ser conferidos no edital da instituição

Foto: Arquivo/O DIA

Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi) está disponibilizando 2105 vagas que serão distribuídas em 54 cursos de nível superior divididos entre licenciatura, tecnológico e bacharelado. Há vagas para os Campis de Teresina, Angelical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença. 

Para concorrer ao Sisu, os candidatos deverão se inscrever na página do programa entre os dias 22 e 25 de janeiro. O processo permite que os estudantes se inscrevam em até duas opções de vaga. Ao final do período de inscrições, são selecionados os mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas em cada instituição. Caso seja aprovado em ambas as vagas, o estudante deve escolher somente uma delas. O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de janeiro.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Lucas Albano
Mais sobre: