Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tropas Federais farão a segurança do segundo turno das eleições 2018

Cerca de 1100 militares viajam hoje para garantir a segurança do pleito em 73 municípios do Piauí. A redução no número de municípios atendidos se deve à tranquilidade durante o primeiro turno.

26/10/2018 09:37

Foto: Poliana Oliveira/O DIA

Militares do Exército Brasileiro participaram da formação para o envio de tropas ao interior do Piauí nesta sexta-feira (26). O esforço irá apoiar a segurança do segundo turno das eleições gerais para presidente no próximo domingo (28). A atuação dos militares é contribuir para que a votação e a apuração ocorram dentro da normalidade institucional.  

A saída da equipe ocorre no final desta manhã. Ao todo, serão 1100 militares que atuarão em 73 municípios. Serão 25 zonas eleitorais e 1187 locais de votação. O coordenador da operação no Estado, coronel José Gerino Cordeiro, chefe de Estado Maior da 10ª Região Militar, esteve presente no 25º Batalhão de Caçadores do Exército (BC) para orientar as tropas e acompanhar a saída dos militares. 


Coronel José Gerino Bezerra Cordeiro, chefe do Estado Maior da 10ª Região Militar (Foto: Poliana Oliveira/O DIA)

“A tropas vão atuar de acordo com as determinações do Juiz Eleitoral de cada zona. O Exército vai atuar como um reforço, caso ocorra alguma atividade específica”, comenta o coronel Cordeiro. Além do 25º BC, também atuarão tropas do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) de Teresina, 3º BEC de Picos, e o 4º BEC de Barreiras - BA. 

“Os órgãos de segurança pública também estarão presentes em todos os municípios, mas às vezes o efetivo não é suficiente e o juiz requisita a Tropa Federal que está ali à disposição da justiça eleitoral. Terminada a votação, inicia-se a apuração e o Exército vai continuar atuando para garantir a segurança”, explica o coronel. Junto aos militares, atuarão também a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, e Agência Brasileira de Inteligência. 

Foto: Poliana Oliveira/O DIA

De acordo com o TSE, a redução no número de municípios beneficiados com o envio de tropas de militares do Exército neste segundo turno se deve à tranquilidade durante o primeiro turno no início de outubro. Naquela oportunidade, 124 municípios tiveram a segurança reforçada para o pleito, maior índice entre todos os estados da federação. 

Além das cidades piauienses, as tropas militares serão enviadas para os estados do Acre, Amazonas, Ceará, de Mato Grosso, do Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará e Tocantins. Ao todo, serão 357 locais com a segurança reforçada em todo país. Os pedidos de requisição de militares foram formulados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: