Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aluna nota 1000 usou filosofia e Machado de Assis na redação do Enem

Isabella Castelo Branco escreveu mais de 100 redações no ano passado e entrou para o grupo de 53 pessoas no Brasil que tiraram nota máxima.

18/01/2018 13:35

Mais de 100 redações produzidas ao longo do ano, pelo menos três a cada semana, serviram de treino para a estudante Isabella Castelo Branco, 17 anos, alcançar a nota máxima da redação do Enem 2017. A jovem de Teresina foi uma das 53 pessoas no Brasil que tiraram 1000 nessa prova.

Para abordar o tema proposto pelo Enem - “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" -, Isabella usou referências filosóficas e machadianas. “Eu fiz uma relação com a obra de Machado de Assis, com a forma como o personagem Brás Cubas, no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, trata a sua amante com deficiência. Ele fala dela com desdém e isso é o reflexo de como as pessoas deficientes são tratadas até hoje”, afirma a adolescente.


Foto: Arquivo Pessoal

Para alcançar tal capacidade reflexiva, Isabella destaca que sempre gostou muito de ler. “No ano do Enem, mesmo com pouco tempo, eu lia muito. Sempre gostei, mas para a prova eu priorizei os clássicos da literatura brasileira, textos sobre os autores ou obras de filosofia, porque é muito útil para produzir a redação”, revela.

Assim que o MEC liberou as notas, a ansiedade de Isabella pela de redação era maior do que pelas demais disciplinas. “Eu fiquei toda me tremendo e nem conseguia acreditar. Chamei a minha irmã pra ela conferir se estava mesmo certo e se eu tinha tirado 1000”, conta.

A aluna de escola particular disse que pretende entrar para o curso de medicina na Universidade Federal do Piauí ou na Universidade Estadual do Piauí.

Escola pública

A aluna da escola estadual Didácio Silva, Elaícy Maria Gomes Grangeiro, de 17 anos, também conseguiu uma ótima nota na redação do Enem 2017. Essa foi a segunda vez que ela fez a prova e melhorou em 50% o resultado. No ano de 2016, a sua nota foi 640, e agora subiu para 960.

A explicação, segundo a jovem, é o gosto pela leitura e o suporte dado pela escola. “A gente teve revisões, tarefas extras, reforço e o incentivo à leitura”, declarou Elaícy, que estava preparada para receber uma boa nota, mas não esperava que fosse tão alta.

No texto, ela defendeu a ideia de acessibilidade nas escolas e a disponibilização de materiais didáticos mais eficazes para os surdos.

Com o resultado positivo no Enem, a jovem esperava entrar no curso de Direito. “Eu queria estudar na Ufpi, mas como vou embora para Tocantins, vou tentar entrar na federal de lá”, conclui Elaícy.


Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: