Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes precisam de atenção nas provas do Enem; portões abrem às 11h

No Piauí as provas serão aplicadas para 149.154 participantes, o que corresponde a 2,2% do total de 6.731.203 inscritos

04/11/2017 09:22

As provas mais esperadas por aqueles que pretendem ingressar no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio 2017 (ENEM) estão chegando. A concorrência é grande. No Piauí elas serão aplicadas para 149.154 participantes, o que corresponde a 2,2% do total de 6.731.203 inscritos, e toda cuidado é pouco no momento da prova. Para um bom desempenho, a atenção dos participantes deve ser redobrada. 

Este ano, o Exame passou por algumas mudanças e, como já havia sido anunciado, as provas passam a ser em dois domingos, no próximo (5) e no outro (12). A prova do primeiro dia contará com a redação e provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Por isso, terá a duração de 5 horas e meia. E, no segundo dia (12), o exame abordará matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, e irá durar, no máximo, por 4 horas e meia. 

Resultado de imagem para enem portalodia
Foto: Elias Fontinele/ODIA

No Piauí, em ambos os dias, o horário funciona com uma hora de antecedência em relação ao horário nacional, determinado pelo horário de Brasília, por conta do horário de verão. Dessa forma, os portões abrem 11h e fecham 12h, pontualmente. O recomendado é que o participante chegue no local da prova com uma hora de antecedência do fechamento dos portões, ou seja, ás 11h. 

antecedência evita que imprevistos o impossibilite de fazer a prova. O cuidado deve ser tomado principalmente para quem depende de ônibus e mora longe do local de aplicação, que já deve ter sido visitado pelo estudante antes do dia da prova. O início do exame está previsto para 12:30h no Piauí (13h30 no horário de Brasília). 

O candidato deverá levar, obrigatoriamente, via original de documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica de cor preta e feita em material transparente para a realização das provas. É recomendado que ele também esteja com o cartão de confirmação da inscrição em mãos nos dois dias de aplicação do Exame, para fins de segurança. 

Alunos que levarem alimentos em potes ou litros, os materiais devem ser transparentes. É de extrema importância que o aluno desligue o celular e tire a bateria antes de guardar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, que deverá ser necessariamente mantido embaixo da carteira durante a realização das provas, sob pena de eliminação do Exame. 

Proibições 

Não será permitido ao candidato levar lápis, lapiseira, caneta fabricada por material não transparente, borracha, livros, manuais, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Além disso, durante as provas, o candidato não pode usar óculos, chapéus, bonés, viseiras, gorro ou simulares. 

Também está proibido ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas. Durante a aplicação, o participante também não poderá, sob pena de eliminação, realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com qualquer pessoa. Assim como também é proibido ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas ou a partir das 12h para ir ao banheiro sem o acompanhamento de um fiscal.

Dicas 

No primeiro dia da prova, que será realizada em mais tempo por conta da redação, os professores indicam que o aluno comece o exame fazendo o rascunho da dissertação, sempre se atentando à introdução, desenvolvimento e conclusão do texto. Nesta última, com uma proposta de intervenção social, ou seja, solução para a problemática apresentada. Depois, o recomendado é que ele faça as questões, antes de passar a redação a limpo, sempre controlando o tempo. 

É importante que o aluno cobre do aplicador a marcação no tempo certo, para que o aluno possa se organizar em uma média de questões a cada 30 minuto, com um mínimo de 10. Se fizer menos de 10 questões em meia hora, o candidato pode não ter tempo para ler todas as questões até o fim do tempo. 

O professor de um curso preparatório, Gilson Figueiredo, alerta para o cuidado com a perda de tempo em questões de nível difícil. “Não precisa pressa, mas também não pode ir devagar demais. Nada de ficar muito tempo batendo cabeça com uma questão. Existe uma TRI que analisa e controla o nível das questões do Exame. Você pode acertar as questões mais fáceis e errar as mais difíceis. Porque se você acertar a mais difícil e errar a mais fácil, o ENEM vai entender que você chutou”, explica ele. 

Ao fim das questões e faltando cerca de uma hora, é recomendado que a redação seja passada a limpo e o gabarito comece a ser preenchido. A fim de evitar que o tempo seja comprometido. 


Edição: Virgiane Passos
Por: Karoll Oliveira
Mais sobre: