Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Redação do Enem: "Estamos em busca da nota mil", diz secretário de Educação

O secretário estadual de Educação, Ellen Gera, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Seduc na preparação dos alunos para o Enem.

21/11/2021 12:19

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sempre motivo de apreensão para professores e alunos. A tão temida redação é fundamental na composição da nota de corte para os cursos das instituições de ensino superior. Por isso, na rede estadual de educação, os alunos iniciam cedo a preparação para alcançar a nota máxima no texto.


Leia mais: 400 agentes farão a segurança do Enem 2021 no Piauí 

Segundo o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, os alunos da rede estadual têm alcançado boas notas ao longo das edições. "A gente sempre espera a nota mil, mas ela não é tão simples de ser tirada, porque não é apenas um avaliador, são vários avaliadores. A média não chega no mil, mas muitos estudantes fazem 980, 960, 940... que são notas excelentes, mas estamos em busca da nota mil", enfatiza.

Ellen Gera. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

Para um bom desempenho, além da preparação, os alunos devem saber controle a ansiedade no momento da prova. Para tranquilizar os alunos, servidores e professores estiverem presentes em diversos locais de aplicação e fizeram o acolhimento dos candidatos.

"Toda a equipe da Seduc está nos locais de aplicação para dar esse acolhimento, dar uma palavra de incentivo aos nossos estudantes, para eles ficarem confiantes e fazerem uma boa prova. A ansiedade atrapalha sim, por isso o trabalho da Seduc e das escolas também é um trabalho de tranquilidade, porque a preparação já foi feita e agora realmente é tentar ficar calmo, chegar confiante, na hora certa, não chegar na última hora, chegar com o material adequado, usar máscara, álcool em gel e confiar no seu estudo", finaliza o secretário.


Edição: Com informações de Chico Filho.
Mais sobre: