Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cães podem ser aliados na descoberta de pacientes com COVID-19

Os cães já são usados para detectar doenças como câncer, parkinson e infecções bacterianas, assegura que o mesmo procedimento será usado para ensinar os animais a identificar a Covid-19.

06/04/2020 15:20

Alguns pesquisadores falam que os cães podem ser aliados importantes na descoberta de pacientes com novo coronavírus. Fora do país, alguns animais já estão até sendo treinados para a função e a assim ajudar a reduzir a propagação da doença. Os cães já são usados para detectar doenças como câncer, parkinson e infecções bacterianas, assegura que o mesmo procedimento será usado para ensinar os animais a identificar a Covid-19.

Cachorros podem ser aliados contra COVID-19 [FOTO; Reprodução]

‘Seria um diagnostico rápido, eficaz e não invasivo para descobrir pacientes doentes’, afirma Nayla Resende médica veterinária.

Os cães também são capazes de detectar mudanças sutis na temperatura humana e são capazes de fazer de forma mais eficaz essa triagem entre pessoas saudáveis e pessoas doentes. Esse método é utilizado na descoberta de algumas doenças como mal de Parkinson, doenças bacterianas, próstata e pessoas epiléticas.

‘Cães são animais sensitivos e tem o olfato extremamente aguçado, então uma vez submetido a esses odores da COVID-19 eles são capazes de detectar esses odores em pessoas infectadas com o novo vírus. Isso serviria de ajuda principalmente em locais onde existem aglomerações de pessoas, como em aeroportos’, explica Nayla Resende, medica veterinária.

Caso esses estudos avancem os cães podem ser utilizados ao final da pandemia para evitar o risco de uma nova onda de surtos da doença depois de controlada. 

Por: Pâmella Maranhão - Jornal ODia
Mais sobre: