Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Irã lança mísseis contra 'terroristas' na Síria em resposta a atentado

Segundo a Guarda Revolucionária, seis mísseis balísticos foram lançados do oeste do Irã, atingindo o alvo a 570 km de distância.

01/10/2018 11:35

A Guarda Revolucionária iraniana anunciou nesta segunda-feira (1) um ataque com mísseis balísticos a um "quartel-general de terroristas" na Síria, em represália contra o atentado de 22 de setembro contra a cidade iraniana de Ahvaz, completando que se trata de "um pequeno golpe" antes do "verdadeiro castigo".

"O quartel-general dos responsáveis pelo crime terrorista de Ahvaz foi atacado há alguns minutos ao leste do Eufrates por vários mísseis balísticos disparados pelo braço aeroespacial da Guarda Revolucionária", afirmou a unidade de elite da República Islâmica em seu portal oficial.

"De acordo com as primeiras informações, vários terroristas takfiri e líderes do crime terrorista de Ahvaz foram mortos ou feridos no ataque com mísseis", completa a nota da Guarda Revolucionária, 

As autoridades iranianas usam o termo "takfiri" para fazer referência aos jihadistas sunitas. Deriva da palavra árabe "takfir" (anátema), uma acusação feita por estes extremistas como justificativa para a violência contra os que consideram ímpios. 

O ataque foi na cidade de Bukamal, no sudeste sírio, perto da fronteira com o Iraque.

Segundo a Guarda Revolucionária, seis mísseis balísticos foram lançados do oeste do Irã, atingindo o alvo a 570 km de distância. Após os mísseis, "sete drones militares" bombardearam o local, afirma a nota.

Em 22 de setembro, 25 pessoas morreram quando cinco criminosos abriram fogo contra uma parada militar em Ahvaz, no sudoeste do Irã. 

O atentado foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), contra o qual o Irã atua na Síria em aliança com as autoridades de Damasco. 

No dia do ataque, o presidente iraniano, Hassan Rohani, prometeu uma resposta "terrível". Junto com a Rússia, o Irã é um dos principais aliados do presidente sírio Bashar al-Asad. 

Fonte: Folhapress
Mais sobre: