Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Papa Francisco canoniza Paulo VI e proclama outros seis santos

Os outros cinco santos são: os italianos Francesco Spinelli, Nunzio Sulprizio e Vincenzo Romano, a alemã Maria Catarina Kasper e a espanhola Nazaria de Santa Teresa de Jesus

14/10/2018 17:02

O papa Francisco celebrou neste domingo (14), na Praça São Pedro, a missa de canonização de sete novos santos da Igreja Católica, incluindo o pontífice italiano Paulo VI e o monsenhor salvadorenho Óscar Arnulfo Romero. Os outros cinco santos são: os italianos Francesco Spinelli, Nunzio Sulprizio e Vincenzo Romano, a alemã Maria Catarina Kasper e a espanhola Nazaria de Santa Teresa de Jesus.

O papa Paulo VI, nascido Giovanni Battista Montini, governou a Igreja Católica entre 1963 e 1978. O milagre que abriu as portas para sua canonização teria ocorrido em dezembro de 2014, no nascimento de Amanda, menina italiana que veio ao mundo após apenas 26 semanas de gravidez, algo em torno de seis meses e meio.

Segundo a Igreja, a placenta da mãe se rompeu com 13 semanas de gestação, e os médicos a aconselharam a interromper a gravidez, que poderia provocar danos à sua própria saúde. No entanto, ela, originária da província de Verona, ouviu a sugestão de uma amiga e rezou no Santuário das Graças de Brescia, lugar de devoção a Montini. A menina nasceu saudável.

Já Óscar Romero foi santificado como mártir e por um milagre também ligado a uma gravidez. Ex-arcebispo de San Salvador, ele pregava a não-violência e condenava violações dos direitos humanos por parte do regime militar que governara El Salvador até 1979. Em 1980, foi assassinado por esquadrões da morte durante uma missa na capital.

“Hoje o monsenhor Romero é nosso benfeitor, o santo de nossa família. Estamos explicando a nossos filhos que o monsenhor Romero era um homem de Deus que defendia os mais pobres”, disse Cecilia Flores, mulher que, a um passo da morte, teria sido curada de complicações de um parto pela intercessão do salvadorenho.

A cerimônia de canonização foi acompanhada ao vivo nas igrejas de El Salvador e em um palco montado do lado de fora da catedral metropolitana da capital. Simbolizando Óscar Romero, um fragmento de um osso foi levado à Praça São Pedro. Já para Paulo VI, foi exibida uma roupa manchada de sangue que ele usava em 27 de novembro de 1970, quando sofreu um ataque a faca no Aeroporto de Manila, nas Filipinas.

Fonte: RedeTV!
Mais sobre: