Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sarah Menezes e mais 17 atletas representam o Brasil no Pan-Americano de Judô

Torneio é disputado até o dia 28 de abril, na cidade de Lima, Peru, e servirá como classificatório para os Jogos Pan-Americanos 2019.

25/04/2019 12:48

Atualização às 15 horas

Sarah Menezes iniciou o torneio com vitória sobre a argentina Oritia Gonzalez, nas punições. Brasileira imprimiu maior volume de ataques e forçou 3 shidos (penalidade mais fraca no judô).

Agora, a piauiense vai enfrentar a paulista Larissa Pimenta, uma das revelações da nova geração do judô brasileiro.

Notícia original

A judoca piauiense Sarah Menezes integra a equipe do Time Judô Rio que participará do Campeonato Pan-Americano de Judô, disputado desta quinta-feira (25) até o domingo (28), na cidade de Lima, capital do Peru.

Além de Sarah (meio-leve), do Flamengo, também foram convocados, pela equipe Time Judô Rio, outros dois atletas: Rafaela Silva (leve) e David Moura (pesado), ambos do Instituto Reação.

Além do trio, completam a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano os seguintes atletas: Nathália Brígida (ligeiro), Larissa Pimenta (meio-leve), Aléxia Castilhos (meio-médio), Maria Portela (médio), Mayra Aguiar (meio-pesado), Maria Suelen Altheman (pesado), Beatriz Souza (pesado), Eric Takabatake (ligeiro), Daniel Cargnin (meio-leve), David Lima (leve), Lincoln Neves (leve), Eduardo Yudy Santos (meio-médio), Rafael Macedo (médio), Leonardo Gonçalves (meio-pesado) e Rafael Silva “Baby” (pesado).

Sarah Menezes está entre os 18 atletas que integram a seleção brasileira que participarão do Campeonato Pan-Americano de Judô (Foto: Federação Internacional de Judô)

Os atletas foram selecionados após passar por treinamento de campo em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, que contou com representantes de oito países, entre eles potências como França e Holanda, e adversários continentais - Chile, Equador e Argentina. 

Esta será a penúltima competição antes do Mundial Tóquio 2019, que acontece entre os dias 25 de agosto a 1 de setembro.

Além de valer o sexto ponto no Ranking Mundial, o Pan de Judô servirá também como etapa classificatória e evento-teste para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Ele e a Copa Pan-Americana, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio na Cidade do Panamá, formarão o ranking pan-americano que definirá os classificados para os Jogos de Lima. 

Haverá ainda o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, de 10 a 12 de maio, último torneio a contar pontos para o ranking antes da convocação para o Mundial, mas Sarah Menezes não participará desta competição. 

A escolha dos nomes foi baseada nos critérios de convocação estabelecidos pela Comissão Técnica e apresentados no final de 2018 durante a última etapa da Seletiva Nacional – Tóquio 2020, em Lauro de Freitas (BA). 

A seleção brasileira que vai a Lima tem quatro medalhistas olímpicos. Além de Sarah (ouro em Londres 2012) e Rafaela Silva (ouro na Rio 2016), também já conquistaram medalhas em Jogos Olímpicos: Mayra Aguiar (bronze em Londres 2012 e bronze na Rio 2016), e Rafael Silva, o "Baby" (também bronze nas últimas duas Olimpíadas).

5º lugar em Grand Prix

Sarah Menezes ficou em quinto lugar no Grand Prix de Antalya, na Turquia, disputado no início deste mês.

Em sua segunda competição internacional no ano na categoria meio-leve, para a qual mudou há poucos meses, a piauiense só perdeu na etapa classificatória para a azeri Gultaj Mammadaliyeva. Sarah começou perdendo por um waza-ari, buscou o empate no tempo normal, mas acabou sofrendo uma segunda projeção no golden score e terminou em quinto lugar.

Para chegar à semifinal, Sarah venceu Arbresha Rexhepi, da Macedônia, Khorloodoi Bishrelt, da Mongólia, e Joana Ramos, de Portugal.

Já na semi, Sarah foi derrotada pela romena Andrea Chitu, duas vezes vice-campeã mundial na categoria até 52 kg.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: