Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Filhos de refugiados venezuelanos estão se tornando apátridas

Aproximadamente 1,3 milhão de venezuelanos se estabeleceram na vizinha Colômbia, fugindo de uma crise política e econômica que tem provocado grave escassez de alimentos e medicamentos.

24/05/2019 08:47

Milhares de crianças nascidas de mães venezuelanas na Colômbia estão em situação de indefinição judicial, sem documentos de identidade, sob risco de se tornarem apátridas, informou a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) nessa quinta-feira (23). 

Aproximadamente 1,3 milhão de venezuelanos se estabeleceram na vizinha Colômbia, fugindo de uma crise política e econômica que tem provocado grave escassez de alimentos e medicamentos. 

Cerca de 20 mil filhos de pais venezuelanos nasceram na Colômbia, de acordos com números do governo, e muitos não são considerados aptos à obtenção de cidadania colombiana, o que os torna apátridas. 


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Juan Ignacio Mondelli, oficial de proteção da Acnur, diz que a Colômbia está comprometida com a resolução do problema, mas precisa desenvolver um mecanismo para identificar se crianças são apátridas. 

"A recomendação que temos é que, qualquer que seja o caminho escolhido pelas autoridades colombianas, seja uma lei, um decreto, ou um mecanismo planejado, que ele permita que os casos registrados atualmente sejam resolvidos", disse Mondelli. 

"Isso passa de um problema sobre nacionalidade para um problema de documentação", disse ele a jornalistas em Bogotá. 

Pessoas apátridas não são reconhecidas como cidadãs de nenhum país e, muitas vezes, não conseguem acesso a serviços de saúde ou educação e não podem viajar, se casar, abrir uma conta bancária, alugar ou ser dono de uma casa..

Fonte: Agência Brasil
Mais sobre: