Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cojuv acompanha primeira reunião do Comitê da Juventude dos Carnaubais

Cojuv acompanha primeira reunião do Comitê da Juventude dos Carnaubais

05/08/2016 10:05

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) acompanhou a primeira reunião do Comitê da Juventude do território dos Carnaubais na noite desta terça-feira (3). O encontro aconteceu em Nossa Senhora de Nazaré, um dos dezesseis municípios que fazem parte do território e contou com a presença dos jovens da cidade e da localidade Lagoa Alegre, do município Cocal de Telha. Os gerentes Fan Oliveira e Messias Nassau representaram a Cojuv e as sociólogas Adriana Rodrigues e Thátila Porto prestaram assistência técnica aos jovens.

“Nosso papel enquanto Cojuv é o acompanhamento desse processo e o compromisso em articular o envolvimento dos jovens com o poder público na consolidação de políticas públicas de juventude”, disse o gerente de Políticas para o Meio Rural, Messias Nassau.

Adriana Rodrigues e Thátila Porto são assessoras técnicas do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) da UFPI e ofereceram informações aos jovens sobre como funciona a política dos territórios. Atualmente, o Piauí é dividido em 12 territórios. Cada território consiste em agrupamentos de municípios com características semelhantes como cultura, economia, vegetação. Para cada um deles, são formados colegiados constituídos tanto por membros do poder público como da sociedade civil.

De acordo com elas, a necessidade de discussão de assuntos mais específicos traz a necessidade de formação de comitês setoriais. A criação do Comitê da Juventude visa a articulação política dos jovens dos dezesseis municípios com o intuito de mapear demandas e potenciais relacionados à juventude do território para a proposição de políticas públicas.“Nesse primeiro momento, estamos participando da reunião, mas os jovens do território têm autonomia e empoderamento suficiente para propor pautas, convidar outras pessoas, não obrigatoriamente nós”, disse Thátila Porto.

No território do Entre Rios há três comitês formados: de Mulheres, de Educação do Campo e de Inclusão Produtiva. No Carnaubais, também há um comitê de Mulheres e outro de Povos e Comunidades Tradicionais. O da Juventude é o terceiro a ser formado.

Wanessa Sousa, uma das jovens que participou da reunião, já fazia parte do Comitê de Mulheres. A ideia de formar o Comitê de Juventude surgiu a partir do projeto Roda de Leitura, do qual Wanessa é uma das idealizadoras. “Minha prima e eu começamos esse projeto social. E o pessoal do Nedet percebeu que tínhamos facilidade em mobilizar a juventude e sugeriu que criássemos o comitê”, explicou.

Fonte: Ascom
Mais sobre: