Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí Mais Verde leva arborização às microrregiões do estado

Piauí Mais Verde leva arborização às microrregiões do estado

12/08/2016 10:31

Com o intuito de fomentar políticas públicas de arborização dos espaços públicos urbanos e de chamar atenção da população para a importância do ato de se plantar árvores, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semar), desenvolve o projeto Piauí Mais verde.

Nessa terça (9) e quarta-feira (10), a equipe da Semar esteve nos municípios de Inhuma, Ipiranga e Valença, na região do Vale do Sambito. A iniciativa leva a municípios de todas as microrregiões do estado o plantio de mudas de árvores típicas de cada região. O objetivo é de que, até agosto de 2017, o Piauí Mais Verde tenha plantado cerca de 22.400 mudas de espécies nativas em ruas, avenidas e espaços públicos de todo o estado. Em média, cada municípios receberá 100 mudas.

Além da construção de espaços arborizados, comuns a toda comunidade, o projeto prevê ainda a distribuição de mudas de plantas frutíferas à população, para o plantio nas residências. “São diversas espécies. Caneleiro, Oiti, Gonçalves Alves, Ipê e mudas frutíferas para serem distribuídas aos moradores e plantadas nas residências. A ideia é de que a iniciativa seja um passo inicial para a arborização das demais áreas das cidades”, destaca o coordenador do projeto, Romildo Mafra.

A comitiva já passou pelos municípios de São João do Piauí e Simplício Mendes, no território da Serra da Capivara, e no Vale do Canindé, nos municípios de Isaías Coelho, Campinas e Conceição do Canindé. O planejamento é de que, em agosto, o projeto visite os municípios de Gilbués, São Gonçalo do Gurgueia, Canto do Buriti, Itaueira e Flores.

"Além de embelezar as cidades, esse processo de arborização urbana traz benefícios, como a diminuição da poluição sonora, absorção dos raios solares, sombreamento, proteção da fauna local e diminuição do efeito estufa. Parafraseando Leonardo Boff,  o bem estar da Terra é o nosso bem estar. Se a Terra está mal, nós estamos mal”, pontua Mafra.

Fonte: Ascom
Mais sobre: