Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

25º BC realiza Operação Carro Pipa para atender 61 municípios na seca

A operação beneficia cerca de 200 mil pessoas e leva água para municípios atingidos pela seca.

07/04/2017 16:08

O 25º Batalhão de Caçadores, com sede em Teresina, está realizando a Operação Carro Pipa, atendendo em torno de 61 municípios do interior do estado do Piauí, atingidos pela falta d’água. A operação beneficia cerca de 200 mil pessoas. Segundo o comandante do 25º BC, coronel Nixon Frota, esse número pode ser considerado reduzido, pois, no período mais quente do ano, a tendência é que, com a falta d’água, mais municípios sejam atendidos.

A Operação é o resultado de uma parceira entre o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Defesa, sendo o 25º BC o executor do projeto. “Esperamos que esse ano nós possamos aperfeiçoar esse trabalho de prestar esses serviços por meio da Operação Carro Pipa. Mas, sem esquecer que a nossa atividade fim é garantir a lei e a ordem, e defender a pátria”, destaca o comandante do 25º BC.

Oficias do 25º Batalhão de Caçadores. (Foto: Divulgação/Exército Brasileiro)

Para fazer o controle da operação, além de deslocar semanalmente entre 10 e 15 equipes para fazer a fiscalização nos municípios atendidos pelo projeto, o 25º BC também disponibiliza um canal para denúncias, por meio de telefone ou e-mail, para que as pessoas entrem em contato e relatem casos em que há desvio no processo de captação e redistribuição da água.

“A denúncia é bem vinda, porque o processo precisa de ajuste e precisa ser melhorado. Nós temos denúncias de água de mananciais que não são liberados, ou um pipeiro que não entrega a água, ou, por vezes, uma cisterna que recebe água que não está com as condições sanitárias adequadas”, explica o comandante do 25º BC.

Outras ações

Além da Operação Carro Pipa, o Batalhão também realiza outras atividades paralelas, como auxiliar outros estados em momentos de crise, realizar ações subsidiárias em parceria com outras instituições como o Corpo de Bombeiros, fiscalizar produtos controlados e pessoas físicas e jurídicas cadastradas junto ao exército, entre outras.

“Por exemplo, para o Haiti, nós enviamos duas equipes que participar da missão naquele país. Essa é uma operação que encera esse ano. Além desta, nós também ajudamos no combate ao mosquito da dengue, e inúmeras outras ações”, afirma o comandante do 25º BC, coronel Nixon Frota.

Centenário do Batalhão

O comandante do 25º BC destaca ainda o centenário do batalhão que se aproxima. Segundo ele, a data será celebrada apenas em janeiro de 2018. No entanto, as comemorações irão iniciar em outubro deste ano. 

“Serão vários eventos para comemorar o primeiro centenário desse batalhão, várias autoridades civis e militares do país já confirmaram presença para alguns desses eventos e contamos com aqueles que consideramos integrantes do 25º BC. Assim como, os residentes de Teresina e, principalmente, aqueles que serviram ao exército”, convida.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: