Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

85% do território piauiense está sob alerta de risco de temporal

Dos 224 municípios, 189 têm possibilidade de fortes chuvas nos próximos dias. Volume total previsto para abril deve ser superado na primeira quinzena

10/04/2018 11:44

Pelo menos 85% do território do Estado do Piauí encontra-se sob alerta de risco de temporal. Em números absolutos, isto significa que 189 municípios estão sendo monitorados por conta da possibilidade de incidência de fenômenos naturais severos. É o que aponta o relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A situação está classificada como perigo potencial, com risco de alagamentos e deslizamento.


Mapa de monitoramento do INMET. Foto: Reprodução

A explicação para o grande acumulado de água na região deve-se à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que mantem as nuvens carregadas com fortes chances de precipitação. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) a previsão é que volume de água esperado para o mês de abril seja superado. “O mês de março e fevereiro foram dentro da média. A média para abril deve ser superada já nessa primeira quinzena do mês”, conta.

Além do alerta para o mau tempo, o INMET aconselha ainda a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, devido às grandes chances de incidência de raios, que podem atingir fiações externas e chegar ao interior das residências pelas instalações elétricas. 

Segundo o ranking de monitoramento do site ClimaTempo Oeiras e Teresina ocupam o 2º e 3º lugar, respectivamente, de cidades do Nordeste com maior volume acumulado de água. O primeiro lugar pela cidade de Apodi no Rio Grande do Norte.

Edição: Maria Clara Estrêla
Por: Geici Mello
Mais sobre: