Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Anatel inicia bloqueio de celulares irregulares no PI e mais 14 estados

A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 07 de janeiro de 2019.

25/03/2019 16:26

A  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou neste domingo (24) o bloqueio de telefones celulares irregulares em 15 estados, incluindo o Piauí.  A medida tem como objetivo retirar de circulação os aparelhos que não têm o selo de certificação da agência, que garante a compatibilidade com as redes de telefonia no Brasil.

Além do Piauí, estão sendo bloqueados aparelhos irregulares nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 07 de janeiro de 2019. No Piauí, 6.329 acessos irregulares foram ativados no período de janeiro a fevereiro de 2019.

Segundo a Anatel, 531 mil mensagens de aviso de desligamento foram enviadas a celulares irregulares e mais de 244 mil celulares foram bloqueados em todo o país até o momento. De acordo com a planilha da agência, o estado com maior número de aparelhos desligados é Goiás, com 85,9 mil, seguindo do Distrito Federal, com 60,3 mil.

Em nota, a Anatel informou que "um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários. O bloqueio de celulares irregulares, além de proporcionar a segurança do usuário, acaba também reduzindo o número de roubos e furtos de aparelhos celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho). 

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: