Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apenas 20 veículos estão cadastrados para circular durante a greve dos ônibus

Meia passagem e gratuidade serão mantidas com apresentação de documento de identificação. Strans esperava cadastrar pelo menos 223 veículos.

25/02/2016 11:27

A greve dos motoristas de ônibus de Teresina segue mantida para iniciar à meia noite desta sexta-feira (26). Por conta disso, a Superintendência de Trânsito de Teresina (Strans) começou ontem (24) a cadastrar veículos alternativos para suprir a demanda e diminuir os impactos da greve para a população. O órgão esperava cadastrar pelo menos 223 veículos, que equivale a 50% da frota a parar amanhã. No entanto, até o momento, apenas 20 veículos foram cadastrados, vistoriados e já possuem itinerário definido. A informação é da assessoria da Strans.

Fotos: Arquivo O Dia


Os motoristas aguardam apenas a ordem de serviço expedida pela Strans para poderem circular. Os veículos alternativos estarão identificados por cartazes, contendo o percurso que será feito e o número da linha. Estudantes poderão pagar meia passagem mediante a apresentação da carteira estudantil. O direito à gratuidade também ficará mantido, mas será válido apenas se o passageiro mostrar ao motorista seu cartão. A Strans lembra que, como os veículos alternativos não são equipados com o sistema de bilhetagem eletrônica, a passagem só será aceita em dinheiro. 

Os 20 veículos que já foram cadastrados e vistoriados deverão começar a circular a partir da meia noite, horário previsto para o início da greve. A Strans está funcionando em regime de plantão e o cadastramento continuará durante toda a tarde de hoje e no período em que durar a greve. 

Sobre a distribuição dos veículos nos itinerários, a Strans informou que está priorizando aqueles bairros de Teresina que possuem a maior demanda e que contém o maior número de linhas em circulação. Linhas com trajetos menores deverão ter menos veículos circulando nos próximos dias.

Sintetro

Procurado pelo PortalODia.com, o presidente do Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transporte Rodoviário de Teresina), informou que, até o momento, a categoria não acionou a Justiça sobre o pagamento do reajuste de 12% acordado na última convenção com o Setut.

"Nós estamos aguardando ainda uma manifestação do patronato, mas até agora não fomos procurados. A greve está mantida e, a partir de amanhã, somente 30% dos ônibus estarão circulando", declara o presidente do Sintetro, Fernando Feijão.


A greve

Na última sexta-feira, os motoristas de ônibus de Teresina fizeram uma paralisação de uma hora para alertar a população sobre uma greve por tempo indeterminado. A categoria reivindica o pagamento do reajuste linear de 12% no salário, plano de saúde e tíquetes alimentação para motoristas e cobradores, além de melhores condições de trabalho, segurança e estruturação dos terminais linha. 

O Setut informou que a Prefeitura de Teresina deixou de repassar o valor referente à diferença da meia passagem, que se manteve congelada por dois reajustes seguidos da inteira. A PMT informou que não deve nenhum repasse ao Setut e que, o que existe é uma questão judicial com relação a valores que devem ser repassados ao Fundo Municipal de Transporte (Funtran).

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: