Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após 12 horas de chuva, Prefeitura de Parnaíba decreta estado de emergência

Somente nas últimas 24 horas, choveu na cidade mais do que o esperado para todo o mês de março. Água abriu buracos em ruas e invadiu casas.

22/03/2019 07:58

A cidade de Parnaíba, no litoral piauiense, amanheceu esta sexta-feira (22) sob um decreto de estado de emergência e contabilizando os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram nos últimas dias, sobretudo de ontem para hoje.

Em 12 horas de precipitação, a água abriu buracos nas vias, invadiu residências e estabelecimentos comerciais e deixou famílias desabrigadas. A Defesa Civil Municipal ainda faz o levantamento do número de atingidos, mas já se sabe que, nas últimas 24 horas, choveu mais que o esperado para todo o mês de março.


Chuvas deixaram Parnaíba debaixo d'água - Foto: Reprodução/WhatsApp

A precipitação chegou a mais de 250 milímetros, segundo o Corpo de Bombeiros do Litoral. Foram destacadas quatro equipes durante para auxiliar nos trabalhos de resgate dos moradores. Os bairros mais afetados foram Do Carmo, Piauí, São José, Bairro de Fátima e Vazantinha, ondem, em alguns pontos, a água nas ruas ultrapassava a cintura dos moradores.


Às margens do Rio Igaraçu, na altura da Capitania dos Portos, a força da água era tanta que abriu um buraco de cerca de três metros de profundidade no asfalto. Foram localizados também vários prejuízos na Avenida São Sebastião, onde fica o Campus da Universidade Federal (Ufpi).


E mesmo com a força da chuva durante a noite, o dia amanheceu nublado em Parnaíba. É o que comenta o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral. “está garoando, mas o tempo segue fechado. Por isso o decreto de emergência. Porque, além dos estragos detectados à noite, e que afetaram a cidade como um todo, a chuva não para”, explicou.


Força da água abriu um buraco próximo à Capitania dos Portos de Parnaíba - Foto: Reprodução/WhatsApp

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem em alerta, trabalhando em regime de plantão para atender aos chamados da população e identificando os pontos de alagamento em Parnaíba e nos municípios vizinhos, que também foram afetados pela chuva.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: