Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após protesto de alunos, UFPI divulga data de reabertura de clínicas odontológicas

As clínicas odontológicas que prestam atendimento à comunidade deverão retornar em agosto, com a devida atenção às medidas sanitárias.

01/06/2021 08:54

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou, nesta segunda-feira (31), o calendário para o retorno dos atendimentos nas clínicas odontológicas da instituição. A decisão pela reabertura das clínicas acontece dias após estudantes protestarem contra a suspensão dos atendimentos devido à pandemia. As atividades estavam suspensas há mais de um ano.

De acordo com a UFPI, as clínicas odontológicas que prestam atendimento à comunidade deverão retornar em agosto, com a devida atenção às medidas sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Além da reabertura das clínicas, o curso de odontologia da UFPI também retomou ontem as atividades práticas em três laboratórios.

Foto: Divulgação/UFPI

Segundo a universidade, as atividades são parte da formação regular e asseguram o cumprimento do calendário conforme aprovado no início do ano. “O cronograma está dentro do que foi planejado e assegura a oferta de todas as disciplinas programadas para este período”, disse o vice-reitor Viriato Campelo, que é presidente do Comitê de Gestão de Crise (CGC), órgão que oferece orientação à administração superior a respeito do cenário da pandemia.

Viriato Campelo. (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

A UFPI destacou ainda que a pandemia da covid-19 foi um importante limitador das atividades na instituição, como em todas as universidades. "Como indicativo de um novo cenário, em fevereiro foram aprovadas as diretrizes para o atual semestre, com a possibilidade de aulas híbridas, desde que atendidas às exigências sanitárias. Esse tipo de aula ficou suspensa nos dois primeiros meses do atual período letivo, após o recrudescimento da pandemia", disse em nota.

Foto: Divulgação/UFPI

A coordenadora do Curso de Odontologia, Karla Rovaris, explicou que todos os cuidados foram adotados para que o retorno das práticas atenda às exigências de distanciamento e resguarde a saúde de professores, servidores e alunos. Ela lembrou também que a retomada das atividades práticas está de acordo com a decisão do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX) e em consonância com as orientações do CGC.

No último dia 20 de maio, estudantes de odontologia da UFPI denunciaram ao PortalODia.com o fechamento das clínicas que atendem a comunidade com serviços de prótese, canal e implante. O estudante Pedro Ilo chegou a acampar na universidade em protesto contra o fechamento das clínicas, que contribuem para as atividades práticas do curso, além de ofertarem um serviço gratuito para a comunidade. 

Estudante acampou na UFPI. (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Mais sobre: