Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após um mês da decisão do STF, José Osmar continua no Interpi

José Osmar é promotor no Maranhão e STF proíbe assumir cargo.

05/04/2016 07:01

O governador Wellington Dias (PT) comentou sobre os entendimentos que vem tendo para manter o atual secretário de Regularização Fundiária, José Osmar, no cargo. Osmar é promotor de Justiça no Maranhão e, segundo entendimento recente do Supremo Tribunal Federal, promotores não podem ocupar cargos no poder executivo.


Foto: Elias Fontenele/ODIA


Wellington Dias (PT) explicou que apesar do posicionamento recente do Supremo Tribunal Federal, há juristas que defendem que a decisão só alcança os promotores nomeados para o executivo após a decisão, o que não é o caso de José Osmar. Além disso, como o processo ainda está em andamento no STF, pode ser que haja alteração da interpretação.

“Eu espero que tenha uma saída legal, porque o José Osmar tem um conhecimento muito profundo nessa área de regularização fundiária e tem isso do fundamental nesse processo que estamos implantando no Piauí. No entanto, temos que agir dentro da legalidade. Por enquanto ele segue no cargo, inclusive o próprio governador do Maranhão, Flávio Dino, me disse que tem todo interesse de ajudar o Piauí neste sentido”, falou o governador.

O entendimento do STF, de que promotores não podem assumir cargos no executivo deu-se em março deste ano, quando um promotor de Justiça da Bahia foi convidado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir o Ministério da Justiça. Após o PPS questionar a legalidade da nomeação, o Supremo entendeu que promotores e procuradores não podem exercer cargos fora do Ministério Público.
Por: João Magalhães e Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: