Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Associação promove piquenique com crianças autistas

Iniciativa é resultado da ação conjunta de pais de crianças autistas e tem o objetivo de promover a intenção entre as famílias.

16/07/2016 14:19

A Associação Casulo, Associação de Apoio aos Portadores de Desordens do Comportamento, Linguagem e Aprendizagem, promoveu na tarde deste sábado (16) um piquenique com as famílias que fazem parte do grupo. O objetivo é realizar uma tarde de lazer para as crianças no Parque Zoobotânico.

De acordo com o Paulo Gustavo, vice-presidente da Associação, atividades de confraternização são promovidas constantemente. “A associação promove algumas atividades de confraternização entre as famílias participantes para oferecer lazer e integração social das crianças, dos adolescentes, e adultos com autismo”, explicou.

As crianças que participaram do evento puderam se divertir praticando arborismo, onde percorreram trilhos aéreos de árvore em árvore, e tirolesa, se aventurando em cabo aéreo ancorado entre dois pontos no Parque.

Os pais e as crianças que participaram do encontro aprovam as atividades propostas pela Associação. “Ele adora estar ao ar livre, como esse lugar aqui. O autismo não é uma doença, é uma síndrome, e essa convivência é importante porque a gente aprende a cada dia mais com eles e eles com a gente, é uma vida diferente. É um dia vencido de cada vez”, disse Maria Cristina, mãe do Miguel de 6 anos, diagnosticado com autismo aos 2 anos.

Algumas das atividades são permanentes e acontecem todos os anos, como as “tardes azuis”. O evento ocorre no dia 02 de abril e promove um dia de prática de esportes e música. “Sempre atrai bastante famílias. Neste, estamos retomando a ideia com uma nova embalagem, já que é a oportunidade de algumas famílias se confraternizarem e de receber novas famílias”, ressaltou Paulo Gustavo.

Associação

A Associação Casulo foi fundada em 2011 após a iniciativa de pais de crianças autistas, com o objetivo de trocar informações sobre as dificuldades e soluções que encontram para conviver com os portadores de autismo.

Em cinco anos, a Casulo já promoveu várias palestras e encontros com profissionais da saúde a fim de compartilhar com as famílias e a sociedade informações sobre Portadores de Desordens do Comportamento, Linguagem e Aprendizagem para aplicar na vida diária.

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: