Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

B-R-O-Bró: sensação térmica é até 6°C maior que a temperatura ambiente

Máximas na Capital piauiense estão chegando a 40°, o que significa dizer que a sensação térmica beira os 46°C nas horas mais quentes do dia.

19/09/2018 13:43

Que as temperaturas são altas no período do B-R-O Bró não é novidade para nenhum piauiense. No entanto, elas estão assustando ainda mais a população que está sofrendo com a época mais quente do ano. De acordo com o instituto de meteorologia Clima Tempo, a máxima de temperatura para Teresina deve girar em torno dos 40°C durante toda a semana. No entanto, segundo  a meteorologista Sônia Feitosa, a sensação térmica pode chegar em até seis graus acima disso, dependendo das condições do vento e da umidade. 

A sensação pode ser maior durante o período da tarde, dependendo do ambiente onde a pessoa esteja. “A partir das 15h30 da tarde a sensação térmica pode aumentar muito. Dependendo do ambiente, essa temperatura pode subir em até seis graus célsius. Se a pessoa estiver no asfalto, em algum centro urbano, essa temperatura chega pode ficar muito mais alta”, conta Sônia. 


Teresinenses sofrem com as altas temperaturas neste período do ano (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

O climatologista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Werton Costa, explica que isso ocorre por conta da formação das ilhas de calor. “Na cidade, nós temos muitos ambientes potencialmente mais quentes, mais desconfortável, formando o que nós chamamos de ilha de calor. Pois temos muitas construções, concreto, asfaltos e ainda tem a fuligem dos escapamentos dos automóveis. Isso tem a capacidade de segurar o calor. Durante o dia, o centro de Teresina é bombardeado pelo calor que é absorvido. Isso acaba deixando a noite mais quente, pois é quando essa quentura será liberada”, diz. 

A meteorologista Sônia Feitosa conta que a baixa umidade do ar deixa o tempo mais seco e influencia na sensação térmica. “Essa massa seca que está circulando no Piauí não permite a formação de nuvens. A medida que essa massa vai se intensificando, cada vez mais aumenta a temperatura. A umidade do ar pode variar entre 20% até 25% hoje", explica. 


População busca alternativas para se proteger do sol (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Werton Costa corrobora, revelando que nesta terça-feira (18) o Estado atingiu seu pico máximo de temperatura, que variou em torno dos 38º C até os 40º C. Segundo ele, o fato de chuvas atingirem todo o país, menos a região do Piauí, também são uma influência para o calor. “A umidade do ar em todo o país está maior do que o normal para a época, o que ajuda a potencializar a temperatura aqui. Esse fator, aliado ao calor que já é tradicional neste período influenciou para que essas temperaturas ficassem mais altas”. 

Sônia relata que as temperaturas podem ficar ainda maiores por conta do aquecimento das águas, ocasionadas pelo fenômeno El Niño, que é iniciado no Oceano Pacifico no Chile e influencia no aquecimento dos rios por toda a América do Sul. No entanto ela acalma a população, revelando que já no final de setembro e início de outubro devem ocorrer algumas pancadas de chuva esporádicas no Piauí, dando um folego em meio ao calor. ”No final de setembro as condições de tempo começam a mudar. Os padrões de vento começam a mudar e começa a trazer um pouco de umidade”, explica. 


O sol castiga os teresinenses nos últimos meses do ano (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Werton Costa conta que essa condição de umidade no restante do país pode influenciar positivamente no Estado nos próximos meses, podendo ser um indicio do período chuvoso. “Nós ainda não sabemos ao certo, ainda estamos estudando esse fenômeno, mas isso pode ser um sinal de que a nossa estação chuvosa se inicie mais cedo neste ano”, revela.

Edição: Maria Clara Estrêla
Por: Lucas Albano
Mais sobre: