Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bares e restaurantes nas praias do Piauí ainda não podem funcionar; veja

Decreto prevê a reabertura dos estabelecimentos de alimentação a partir de hoje, exceto nas cidades de Floriano, Picos, Piripiri e Bom Jesus, onde há alto risco de contaminação.

17/08/2020 09:05

Apesar do decreto estadual publicado no último dia 13 de agosto, que autoriza a reabertura de bares e restaurantes a partir desta segunda-feira (17) no Piauí, aqueles estabelecimentos situados nas orlas das praias no litoral não poderão funcionar ainda. É que no entendimento do Governo do Estado, este segmento é um dos maiores impulsionadores da formação de aglomerações, o que poderia acarretar um aumento na transmissão do coronavírus.

Pelo decreto, o atendimento presencial e o consumo no próprio estabelecimento dos serviços de alimentação e bebidas situados em praias e balneários; além dos serviços de turismo em parques, praias, balneários, cacheiras, museus, bibliotecas e zoológicos, seguem suspensos mesmo com a nova etapa da reabertura.  Estes serviços só têm sua reabertura prevista para acontecer no dia 08 de setembro.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Também não reabrirão nesta segunda (17) os serviços turísticos nos municípios localizados nas regiões de Cocais, Vales dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba, Vale do Rio Guaribas, Chapada do Vale do Rio Itaim e Chapada das Mangabeiras. Os bares e restaurantes das cidades de Piripiri, Floriano, Picos e Bom Jesus, cujo índice epidemiológico de transmissão da covid-19 encontra-se alto, não vão podem retomar suas atividades no dia de hoje.

“Em Floriano, avaliamos na semana passada e a Prefeitura Municipal de lá não vai autoriza a abertura de bares e restaurantes por causa da transmissão na região que aumentou. O que pesou é que desde a semana passada, já vínhamos constatando um aumento dos óbitos, em função principal da fronteira com o Maranhão, que tem elevado os índices. A região de Floriano é a única que está aumentando a transmissão no Estado”, explicou o secretário estadual de planejamento, Antônio Neto.

Passeios ao Delta do Parnaíba serão retomados com protocolos mais rígidos

Apesar de no litoral o decreto estadual ainda manter suspensa a reabertura de bares e restaurantes, hotéis e serviços turísticos na orla marítima, o Governo do Piauí autorizou a retomada das atividades turísticas no Delta do Parnaíba. Mas isto só foi possível graças ao acordo firmado com o Ceará e o Maranhão, que possuem Parques Nacionais integrantes da chamada Rota das Emoções. 

É que como o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses e o Parque Nacional de Jericoacoara foram reabertos na semana passada, o Governo do Piauí entendeu que não faria sentido manter o Parque Nacional do Delta do Parnaíba fechado. Então a partir desta segunda-feira (17), os passeios turísticos do Delta serão retomados, mas sob um rígido protocolo sanitário.


Foto: André Pessoa/Arquivo O Dia

“Acreditamos que não há riscos de esses passeios no Delta contribuírem para um eventual aumento da curva. São passeios adaptados, que vão ser organizados e pontuais, não é uma coisa muito aberta, porque vem da integração com Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses. Acreditamos que assim vamos manter o índice de transmissão no litoral em médio-baixo e nos preparar para a reabertura do setor turístico no dia 08 de setembro”, explicou o secretário Antônio Neto.

Polícia aumenta fiscalização no litoral

Para garantir que a retomada das atividades econômicas aconteça de forma segura, a Polícia Militar tem reforçado a fiscalização em todo o Piauí e em especial, no litoral, onde já foram autorizados os passeios a pé pela orla marítima. Durante este final de semana, a Companhia Independente de Policiamento Turístico abordou 50 pessoas, 67 veículos e removeu cinco motocicletas, além de ter lavrado 12 altos de infração de trânsito. A fiscalização foi feita nas praias de Luís Correia, Coqueiro, Macapá, Maramar, Cajueiro da Praia e Barra Grande.


Foto: Divulgação/Polícia Militar

Retomada está dentro do razoável, diz Governo

Desde o início da reabertura, em final de junho, até o momento, mais de 80% da força de trabalho do Piauí já voltou a funcionar dentro dos protocolos sanitários previstos pelo PRO Piauí (Pacto pela Retomada Organizada). Na avaliação da Secretaria de Planejamento, que é quem está guiando esse processo, esta flexibilização tem sido razoável. Na reunião feita ontem (16) para avaliar os resultados, o Governo decidiu por manter o calendário de reabertura como está, uma vez que não foi identificada nenhuma previsão de aumento da transmissão da covid-19 no estado como um todo.

No entanto, diante do aumento nos casos de infecções entre crianças menores de sete anos, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) vai se reunir no dia 32 de agosto para avaliar se é seguro reabrir as escolas no dia 22 de setembro como prevê o cronograma. O secretário Antônio Neto explicou que, caso haja risco de evolução da doença, essa retomada das atividades escolares poderá ser barrada.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: