Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Recebido por Dias, Bolsonaro diz que 'vai varrer turma vermelha'

Após ser recepcionado pelo governador Wellington Dias (PT), Bolsonaro disse que "petralhada roubou quase tudo".

14/08/2019 09:05

Atualizada às 11h40

Durante visita à cidade de Parnaíba, na manhã desta quarta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro fez um discurso acalorado e foi ovacionado por populares na sacada do Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho. Após ser recepcionado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o presidente disse à multidão que “nas próximas eleições vai varrer a turma vermelha do Brasil”, em referência ao Partido dos Trabalhadores. Wellington Dias não acompanhou o discurso do presidente.

Veja o discurso de Bolsonaro:


Apoiado pelo prefeito de Parnaíba, o Mão Santa, Bolsonaro disse que irá acabar com a raça de “Co-cô no Brasil”. Segundo ele, o termo faz referência aos corruptos e comunistas. “Nas próximas eleições nós vamos varrer essa turma vermelha do Brasil, e já que na Venezuela está bom, vamos mandar essa cambada pra lá, e quem quiser ir um pouquinho mais pro Norte vai até Cuba, lá deve ser muito bom também”, ironizou.

Bolsonaro é recebido por Mão Santa. (Foto: Reprodução/Alan Santos/PR)

O presidente não economizou nas críticas aos governadores do Nordeste e afirmou que eles estão no “caminho errado”. “Quando a gente vê agora pelo Brasil, alguns governadores querendo separar o Nordeste do Brasil, esses cabras estão no caminho errado. O caminho do Brasil é um só, um só povo, uma só raça, uma só bandeira verde e amarela”, afirmou sob aplausos.

Vale lembrar que Bolsonaro recebeu duras críticas dos governadores do Nordeste após ser flagrado em conversa com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmando “dos governadores da ‘paraíba’, o pior é do Maranhão”, numa referência a Flávio Dino (PCdoB). O termo paraíba é usado de forma pejorativa para se referir ao Nordeste. Em entrevistas após o ocorrido, o presidente negou ter agido com preconceito à região.

Bolsonaro diz que 'vai varrer turma vermelha do Brasil'. (Foto: Jailson Soares/Política Dinâmica)

Ainda durante a solenidade no litoral piauiense, Bolsonaro recebeu a medalha do Mérito Legislativo, homenagem destinada a distinguir e condecorar autoridades que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Na ocasião, o presidente também garantiu que o Governo Federal irá apoiar a fruticultura do município.

“A vocação de Parnaíba é a fruticultura. Apesar da petralhada ter roubado quase tudo no Brasil, nós estamos fazendo muitos esforços para gerar recursos para essa área, queremos concluir canais de irrigação, para que possa trazer trabalho e desenvolvimento. Como diz a música, o que o Nordeste precisa e vai ter é chuva de honestidade”, enfatizou Jair Bolsonaro.

Atualizada às 10h24

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou por volta das 9h40 desta quarta-feira (14) no Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o presidente embarcou novamente em um helicóptero para fazer o sobrevoo do Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí. Estão presentes da comitiva presidencial a deputada federal Joice Hasselmann e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, além de outros representantes do governo. A visita do presidente ao Piauí está prevista para durar até meio-dia.

Bolsonaro desembarca em Parnaíba. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Parnaíba)

Matéria original

O presidente Jair Bolsonaro visita hoje (14) a cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. Segundo informações da Agência Brasil, o voo do presidente saiu de Brasília no horário previsto, por volta das 7h30, e deve chegar às 9h40 no Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho. Autoridades do Estado, como governador Wellington Dias (PT), o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, já estão no município aguardando a chegada do presidente.

Durante as solenidades de aniversário do município, Bolsonaro deverá sobrevoar o Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí e depois, acompanhado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participa de cerimônia relativa ao projeto de irrigação.

A primeira etapa do perímetro já está em atividade e funciona através da captação de água no Rio Parnaíba por meio de um canal com 1,3 mil metros. Nos cerca de 1,4 mil hectares já irrigados são produzidos acerola, abacaxi, banana, manga, goiaba e outras frutas, com grande volume para exportação. A segunda etapa do empreendimento ainda está em andamento sob responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.


Bolsonaro visita hoje projeto de irrigação no litoral do Piauí. (Foto: Jailson Soares/Política Dinâmica)

Ainda em visita ao litoral piauiense, o presidente participa da inauguração da escola militar do Serviço Social do Comércio (Sesc). Após impasse gerado pela nomeação da escola em homenagem ao presidente, Bolsonaro deve informar pessoalmente se autoriza o uso do seu nome no colégio militar que funcionará no edifício Miranda Osório. 

Na tarde desta terça-feira (13), o presidente da Federação do Comércio no Piauí (Fecomércio-PI) e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Valdeci Cavalcante, havia explicado que, até o presente momento, o presidente não tinha dado uma resposta sobre a intenção da Fecomércio Piauí de nomear a escola em sua homenagem.

A previsão é que a visita do presidente ao litoral encerre até o início da tarde, uma vez que a comitiva presidencial está prevista para chegar à Brasília às 15h20. No fim da tarde, o presidente recebe o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Senado, e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, no Palácio do Planalto.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: