Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Brasil investiga caso de coronavírus e Sesapi adota medidas preventivas

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) se reuniu na manhã desta terça-feira, 28, com 12 representantes de instituições ligadas a população, para discutir medidas protetivas contra o vírus.

28/01/2020 12:54

Os casos do novo coronavírus na China tem causado preocupação mundial.  No Brasil, o Ministério da Saúde investiga um caso suspeito de uma estudante de 22 anos atendida em Belo Horizonte e que viajou para a cidade de Wuhan, na China, epicentro da doença. 

Assim, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) se reuniu na manhã desta terça-feira, 28, com 12 representantes de instituições ligadas a população, para discutir medidas protetivas contra o vírus. 


Leia também

“O Ministério da Saúde e a e Anvisa se manifestaram solicitando atenção por causa da síndrome respiratória grave nos quatro continentes, causada pelo Coronavirus. A situação no Piauí é de tranquilidade por não temos casos, mas é de responsabilidade dos órgãos de saúde pública de organizarem a rede para dar resposta rápidas e prevenção”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

De acordo José Noronha, médico e diretor geral do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela, o coronavírus já se manifestou em 2002, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), e em 2012,  Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).


Brasil investiga 1 caso de coronavírus e Saúde adota medidas preventivas no Piauí. Foto: Assis Fernandes

 “O Coronavirus é uma coroa é como se ele tivesse pequenas cristas ao redor da cápsula desse vírus e ela tem resistência maior a células do nosso corpo.  Por isso, é importante que a população tenha atenção nas higienizações das mãos, boa parte dos vírus são transmitido quando o indivíduo leva mão a boca e o nariz, e toca nas mãos de outros indivíduos”, explica José Noronha.

O médico reforça que não é preciso que a população entre em pânico por que só serão analisados casos em que a pessoa tenha viagem à China ou país envolvido, que tenha casos confirmados. 

No mundo

O vírus que ataca o sistema respiratório provocou 106 mortes na China, e deixou mais 4,5 mil infectados. Até o momento, 100 mortes foram registradas na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan. Pelos menos 14 países em 4 continentes já confirmaram casos importados da doença.

No Japão, identificaram um novo caso de coronavírus no país, o primeiro em um paciente que não esteve na China. A vítima é um homem de 60 anos que era motorista de ônibus e transportou um grupo de viajantes de Wuhan entre 8 e 16 de janeiro. O paciente teria começado a apresentar sintomas da infecção por volta de 14 de janeiro. 

O que é o novo coronavírus?

É um vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: