Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Candidato denuncia fraude em concurso para Guarda Municipal

Duas pessoas tiveram as provas apreendidas e foram eliminadas do processo.

09/11/2015 11:06

Atualizada às 13h05min

Em conversa com o PortalODIA.com, o candidato que fez a denúncia nas redes sociais contou que o fato ocorreu em uma sala do bloco 01 do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Ufpi. Ele deu detalhes do acontecido.

"Eu percebi uma movimentação estranha menos de uma hora depois da prova começar. Foi quando o fiscal reclamou com um candidato que estava com um pedaço de papel preenchendo o gabarito. O fiscal disse que viu ele tirando o papel do bolso, mas ele falou que era só o gabarito que ele já estava anotando. Aquilo causou estranhamento porque estava com menos de 40 minutos do começo da prova e ele já tinha respondido, até com o rascunho do gabarito. Foi então que o fiscal pediu para ver o papel e ele se recusou a entregar. O fiscal pediu que ele se retirasse, mas ele alegou constrangimento e ficou. Foi preciso chamar um segurança que demorou uns 10 minutos para chegar. Nesse meio tempo, o candidato terminou de preencher o gabarito, entregou a prova e antes de sair ainda rasgou o papel que disse ter tirado do bolso. Nem se preocupou em guardar pra conferir depois caso divulgassem o gabarito oficial", relata.

O candidato disse ainda que a denúncia feita no facebook "serve de alerta para que as autoridades abram os olhos quanto à presença daqueles que usem de ma fé para burlar o sistema e tirar vantagens em cima de possíveis falhas na organização dos certames". 

Iniciada às 11h36min 

Um dos candidatos do concurso para agente da Guarda Municipal de Teresina denunciou em sua página nas redes sociais uma possível fraude na realização da prova que ocorreu neste domingo (08), na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na publicação,  ele afirma que outro candidato já possuía o gabarito da prova. 

Ao perceber a ação, o fiscal da sala teria pedido para que o homem se retirasse do local, mas a pessoa se recusou e teria continuado o preenchimento do gabarito oficial. "Ao concluir, entrega a prova e pega o seu gabarito extraoficial e se retira. Só depois chega os seguranças para tirar a pessoa da sala, mas o mesmo já não se encontrava mais”, relatou.

Procurado pelo PortalODIA.com, o coordenador do Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, Samuel Silveira, informou que não acredita na veracidade dos fatos. “Todo mundo foi muito rigoroso com esse tipo de atitude, existiram casos isolados de pessoas que tentaram burlar, mas nestas proporções não”, disse Samuel.

O coordenador afirmou ainda que duas pessoas tiveram suas provas apreendidas durante o processo e foram eliminados do concurso. Um dos casos foi motivado pelo uso de um aparelho celular em sala e outro foi excluído por utilizar uma “cola” na hora da prova. “Não foi um gabarito, foi uma cola comum sobre questões que iriam ser abordadas na prova. Mas a pessoa foi retirada da sala e eliminada”, explicou.

Em relação à denuncia, Samuel Silveira garantiu que o caso será apurado e que, se constatado a fraude, os acusados serão punidos. “Casos maiores como este, onde requer a atuação de uma quadrilha, acredito que não houve. Isso chegaria ao nosso conhecimento, pois chamaria a atenção de toda a sala e haveria uma revolta maior dos candidatos, não apenas de uma pessoa”, acredita Silveira.

A prova para agente da Guarda Municipal de Teresina aconteceu na manhã de ontem (08) na UFPI. Todas as etapas do concurso, de caráter classificatório e eliminatório, devem ser concluídas nos primeiros meses de 2016. 

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: