Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casa de Detenção Provisória de Altos não solucionará problema do PI

Segundo o comando da PM,são necessitárias 1.000 vagas em penitenciárias do Estado

11/05/2015 09:38

A casa de Detenção Provisória de Altos, Capitão Carlos José Gomes de Assis, foi inaugurada na manhã de hoje (11). O local tem capacidade para 142 detentos e contará com 60 agentes trabalhando. O local, segundo o comando da Polícia Militar, apenas ameniza a situação do estado do Piauí.

"Há a necessidade de 1.000 vagas no estado. Em média, são 40 ocorrências simultâneas acontecendo diariamente, e nossa Central de Operações chega a congestionar com esse fluxo. A partir disso temos uma dimensão do problema prisional", comenta o Comandante da PM no estado, coronel Carlos Augusto. 

O comandante pontua ainda que há a necessidade de ressocializar aqueles que estão dentro do sistema prisional, uma vez que, em mais da metade das ocorrências, os presos já possuem algum antecedente criminal. Para o coronel Carlos Augusto, isso prova que o sistema está falho e a tendência é que as delegacias e presídio do Piauí continuem com superlotação.

Coronel Carlos Augusto, comandante geral da Polícia Militar 

Já a Polícia Civil vê com otimismo a inauguração do novo presídio. O delegado geral, Riedel Batista, diz que a obra significa um avanço na Segurança Pública do Estado e acredita que, a partir de agora, as polícias terão como dar vazão á grande quantidade de presos nas operações realizadas nos últimos meses.

Sobre a transferência dos presos, Riedel pontua que a penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis deverá funcionar com uma capacidade de reserva, para evitar e que a transferências dos presos para lá deve ocorrer de forma planejada, para evitar que o local, ao invés de solução, se torne mais um problema para a segurança pública.

Fotos: Marcela Pachêco/O Dia


Riedel Batista, delegado geral da Polícia Civil do Piauí

A Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis possui capacidade para 142 presos divididos em dois pavilhões. Esta é a 15ª Casa de Detenção construída no Piauí e sua abertura deve desafogar outras unidades prisionais como a Casa de Custódia e a Central de Flagrantes, que já chegou a abrigar até cinco vezes mais presos do que sua capacidade total.

Segundo o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, as transferências de presos para a nova penitenciária deve iniciar esta semana, começando pelos presos da Central de Flagrantes e uma parte dos da Casa de Custódia.


Wellington Dias inaugurou hoje (11) a Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis

Presídio em Campo Maior

Daniel Oliveira, disse que no próximo dia 19, irá se reunir com representantes do Ministério Público e da Câmara de Vereadores de Campo Maior para tratar sobre obra do presídio da cidade. O resultado da reunião e o diagnóstico da situação das delegacias da região serão apresentados ao governador Welington Dias.


Secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira

O governador diz que o objetivo do estudo é iniciar as obras de uma nova penitenciária em Campo Maior para abrir mais vagas na Casa de Custódia, principal presídio do Estado. “Temos um projeto de descentralizar a Justiça e transformar unidades não tão adequadas em um prédio com estrutura adequada. Corrente, por exemplo, é uma cidade mais distante que já possui um quartel, mas não tem um sistema carcerário além da delegacia”, afirma Wellington Dias.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Paloma Vieira (Estagiária) e Maria Clara Estrela
Mais sobre: