Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Colônia de férias é opção de recreação e prática de atividade física

Em Teresina, associações e clubes oferecem campeonatos, passeios, além de espaços com piscinas e outros

05/07/2016 07:46

Época de férias é tempo de brincar e se divertir, e nada melhor do que fazer isso em um local cheio de crianças e com diversas atividades recreativas. Pensando nisso, as colônias de férias já estão funcionando ou com inscrições abertas, atendendo crianças de todas as idades e proporcionando momentos de muita alegria.


Foto: Andrê Nascimento/ODIA


Na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Piauí (Apcef-PI), por exemplo, a colônia de férias infantil iniciou ontem (4) e segue até o dia 15 de julho, com uma programação recheada de atrações, que vão desde campeonatos, passeios externos, jogos, concursos de piadas, além de espaços com campos de futebol, ginásio coberto, piscinas, parque infantil e aquático.

Segundo o coordenador da colônia de férias, Francisco Dantas, as crianças necessitam de atividades para se ocuparem enquanto estão de fé- rias, vez que elas ficam muito ociosas e acabam preenchendo esse tempo manuseando celulares, tablets, jogando videogame, entre outras tecnologias.

“As crianças precisam se soltar, correr, pular, brincar de pegar o colega. Nós estamos na era da informática, e nós queremos que elas esqueçam isso e tenham contato com o meio ambiente também. Quando as crianças estão de férias, elas têm a necessidade de se divertir e, muitos pais, que vivem na correria do dia a dia, querem uma folga para as crianças nesse período”, disse.

Francisco conta ainda que, além de brincar, as crianças também separam um tempo para praticar a leitura, participar de oficinas de pintura e arte, assim como teatro, e resgatar brincadeiras tradicionais, como a roda. As atividades recreativas também são divididas por faixa etária; assim, todos podem usufruir da programação.

“Os monitores ficam responsáveis em fazer as atividades, mas seguindo a programação; então, cada professor fica com grupos de até quatro idades diferentes, e realizam atividades específicas para esses grupos”, explica.

Crianças aprovam momentos de lazer e novas amizades

Raí Machado Cardosos Silva, de 10 anos, participa das atividades desenvolvidas pela Apcef desde bem pequeno. Ele conta que a colô- nia de férias é interessante e apresenta várias brincadeiras como opção de lazer. “Toda vez que eu venho, eu adoro, porque aqui tem muitas brincadeiras, futebol, lanche, jogos, xadrez, dama, entre outros. Eu gosto muito de piscina e jogar futebol”, relata.

O menino afirma que não sente vontade de ficar em casa durante as férias e que ele e seu irmão gostam muito de se divertir. Para ele, a colônia de férias é o local ideal para as crianças se divertirem e fazerem novos amigos.

“Não tem graça ficar em casa, é bom ir para a colônia de férias, porque aqui eu me divirto muito e conheço pessoas diferentes. Eu conhecia só alguns, mas agora estou conhecendo outras pessoas. Eu peço para os meus pais me colocarem todos os anos, eu e meu irmão, porque não gostamos de ficar só em casa, nós gostamos de nos divertir”, finaliza Raí Machado.

Mariana Moura Santos Fonseca, de 9 anos, também é uma das crianças que frequenta a colônia de férias há muitos anos. Quando tinha 4 anos, sua tia indicou para sua mãe como um local com muitas brincadeiras e, desde então, ela frequenta a Apcef todas as férias.

“Eu gosto mais das brincadeiras, como queimada, futebol, campeonatos de várias coisas. Eu conhecia alguns, de edições anteriores, mas tem muita gente que eu estou conhecendo agora, e acho muito legal. Eu gosto muito das pessoas daqui, porque elas são legais”, disse.

Além da colônia de férias da Apcef, há outras opções em Teresina, como do Iate Clube de Teresina, que inicia próxima semana. As inscri- ções podem ser feitas até o dia 10 de julho, e irá acontecer de 11 a 16 de julho. Entre as atividades recreativas terão brincadeiras, jogos, gincanas, piscina e muito mais.


Por: Isabela Lopes - jornal O DIA
Mais sobre: