Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Contadores, advogados e candidatos são capacitados sobre prestação de contas

Evento foi realizado em parceria entre o CRC-PI e a OAB/PI.

03/08/2016 16:32

Com o objetivo de capacitar e esclarecer dúvidas relacionadas à arrecadação, aplicação de recursos e prestação de contas eleitorais, está acontecendo durante toda esta quarta-feira (3) o curso "Prestação de Contas de Candidatos a Prefeitos e Vereadores nas Eleições 2016: Aspectos Jurídicos e Contábeis”.

O evento realizado em parceria entre o CRC-PI e a OAB/PI está acontecendo no auditório da OAB-PI e reúne contadores, advogados, estudantes e candidatos que buscam informações sobre o controle financeiro das campanhas e a correta elaboração de relatórios que serão entregues à Justiça Eleitoral. 

A abertura do curso foi feita pelo coordenador da Comissão de Prestação de Contas Eleitorais da OAB-PI, Thiago Sá, que destacou o papel decisivo dos profissionais do Direito e da Contabilidade para o pleito deste ano. 

Em sua fala, o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância da promoção de cursos para quem vai atuar nas campanhas políticas deste ano.

"Hoje o contador e o advogado  têm papel fundamental nas eleições. Foi uma conquista alcançada graças ao trabalho conjunto dos  profissionais contábeis e da OAB, que conseguiram que fosse estabelecida a obrigatoriedade da participação de um contador e um advogado em todo o processo eleitoral. Por isso é um prazer e uma satisfação ver o interesse da categoria em participar deste curso, pois ele atende à necessidade de nos atualizarmos diante da importância do profissional da Contabilidade no âmbito das prestações de contas das campanhas eleitorais. São ações como estas que garantem a valorização do nossos profissionais e sua atuação com excelência no mercado de trabalho", diz Josafam.

 

Para o vice-presidente de Políticas Institucionais do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Alencar, o profissional contábil recebeu a missão de fazer a interlocução com o TRE-PI e, desde quando surgiu as primeiras prestações de contas, esteve atento às regras estabelecidas. "Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral estabeleceu um limite de gastos e, por isso, nós fazemos parte do protagonismo desta eleição. Os processos contábeis e jurídicos concorrem para o desfecho com sucesso das campanhas. Somos corresponsáveis nesta missão dada pelo TRE de garantir um pleito transparente e sem erros que possam dar subsídios suficientes para o julgamento das contas de campanha", diz. 

O conteúdo do curso está sendo ministrado pelo contador Guilherme Barbosa Guimarães, os advogados Jorge Soares, Rosangela Medina, Ângela Coelho e Aldemes Barbosa. Os alimentos arrecadados com as inscrições serão doados a instituições carentes.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: