Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Contra a AIDS, Estaiada recebe iluminação especial no 'Dezembro Vermelho'

Conheça a PEP e a Prep, tratamentos que estão ajudando a reduzir o número de novas pessoas infectadas pelo HIV.

05/12/2018 10:44

A campanha Dezembro Vermelho soma-se ao Dia Mundial de Combate à Aids, com o propósito de alertar a população sobre a doença. A AIDS é uma patologia causada pelo HIV, vírus transmitido, geralmente, por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada.

Além disso, há outras formas de contágio, como transfusão de sangue, compartilhamento de seringas entre usuários de drogas, de mãe grávida para o filho numa gestação sem o tratamento com os remédios, e também há casos de profissionais de saúde que infectados em acidentes de trabalho, ao, por exemplo, se machucarem com seringas ou outros objetos perfuro-cortantes que estejam contaminados.

Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França recebe iluminação vermelha em dezembro, para conscientizar a população na luta contra a AIDS (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu uma semana de atividades para tratar da prevenção, tratamento e acompanhamento, marcando assim o Dia Mundial de Combate à AIDS. Agora, a data segue sendo lembrada através da campanha "Dezembro Vermelho".

Por conta da campanha, a Ponte Estaiada Mestre Isidoro França, na zona Leste de Teresina, está recebendo uma iluminação especial na cor vermelha ao longo deste mês. A iluminação deve se estender até o dia 31 de dezembro.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e autor da lei municipal sobre o Dezembro Vermelho, Venâncio Cardoso, a iluminação é uma ação importante em prol da campanha.

“A Ponte Estaiada é hoje um dos principais símbolos de Teresina. Iluminá-la na cor da campanha, a cor vermelha, é uma ação muito importante para chamar atenção da população da capital. A educação, a conscientização, é a melhor forma de lutar contra a doença”, afirma.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Fundação Municipal de Saúde, Teresina notificou até o momento 390 novos casos de HIV/AIDS entre os residentes na capital. Esse já é um número menor que o de 2017, que registrou 486 novos casos entre os teresinenses. 

A coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis da FMS alerta para a importância das campanhas de prevenção e principalmente de testagem. “Existem milhões de pessoas que não sabem do seu estado sorológico. A pessoa uma vez diagnosticada já inicia seu tratamento, que é de acesso universal, feito pelo SUS e vai garantir uma qualidade de vida quando feito corretamente”, esclarece a coordenadora Alana Niége.

Conheça a PEP e a Prep

A PEP – Profilaxia Pós-Exposição – é o uso de medicamentos antiretrovirais por pessoas após terem tido um possível contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico). Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72 horas; e deve ser tomada por 28 dias. Você deve procurar imediatamente um serviço de saúde que realize atendimento de PEP assim que julgar ter estado em uma situação de contato com o HIV. É importante observar que a PEP não serve como substituta à camisinha.

Já a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – é o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. A PrEP, deve ser utilizada se você acha que pode ter alto risco para adquirir o HIV.

A PrEP não é para todos e também não é uma profilaxia de emergência, como é a PEP.  Os públicos prioritários para PrEP são as populações-chave, que concentram a maior número de casos de HIV no país: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores/as do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não).

Quem pode usar a PrEP?

A PrEP não é para todos. Ela é indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV. Você deve considerar usar a PrEP se:

Fizer parte de uma dessas populações-chave: 

•    Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); 

•    Pessoas trans; 

•    Trabalhadores(as) do sexo.

E, além disso, se você: 

•    Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);

•    Tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento;

•    Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);

•    Apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Como posso começar a usar a PrEP?

Procure um profissional de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP. Na PrEP, você deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar sua medicação gratuitamente a cada três meses.

Veja lista completa dos serviços que ofertam PrEP aqui.

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: